Cultura     35º desfile do Galo da Madrugada homenageia Luiz Gonzaga Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

35º DESFILE DO GALO DA MADRUGADA HOMENAGEIA LUIZ GONZAGA
00:00 Sábado, 18 de Fevereiro de 2012

Ivanildo Francisco
Alegorias faziam reverências ao Rei do Baião

Além do Rei do Baião, maior agremiação carnavalesca do mundo também fez reverência ao Homem da Meia Noite. O calunga completou 80 carnavais

Por José Gomes Neto

Nem mesmo o tempo nublado tirou o brilho e a irreverência da multidão na concentração do Galo da Madruga, no Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José (centro do Recife), na manhã deste sábado (18).  O Clube de Máscaras e Alegorias “O Galo da Madrugada” – maior agremiação carnavalesca de rua do mundo - realizou o seu 35º desfile arrastando milhares de foliões por ruas e avenidas centrais da capital pernambucana.

O tema desta edição apresentou homenagens ao centenário de nascimento do pernambucano do século 20, Luiz Gonzaga, e ainda aos 80 anos de existência do calunga mais famoso do Carnaval de Olinda: o Homem da Meia Noite. Cerca de 2 milhões de foliões invadiram as ruas do Centro, segundo informações da organização.

Com quase 30 trios elétricos e dez carros de apoio, o Galo da Madrugada destacou alegorias que faziam reverências ao Rei do Baião e ao calunga mais famoso do carnaval de Pernambuco. Nas ruas, fantasias também prestavam homenagem aos ícones do desfile, com muito colorido, bom humor e criatividade.

Pelo segundo ano consecutivo, o trajeto do Galo da Madrugada substituiu a Rua da Concórdia pela Avenida Dantas Barreto. Este fato agilizou o desfile, que durou cerca de 9 horas e se iniciou no Forte das Cinco Pontas, passando pela Avenida Sul, Rua Saturnino de Brito, voltando pela Rua Imperial, até a Praça Sérgio Loreto. Dali seguiu pela Rua do Muniz e depois passou pela Avenida Dantas Barreto.

Por fim, a apoteose ocorreu na Avenida Guararapes. De lá, ao girar à direita, na Ponte Duarte Coelho, onde fica o imponente mascote, com seus 27 metros de altura e três toneladas de peso, terminou o percurso pela Rua do Sol, em direção à Praça da República, onde veio a dispersão.

- Expresso da Folia agrada foliões na noite deste sábado
- Orquestra Popular do Recife e Claudionor Germano esquenta o Marco Zero
- Secretaria de Juventude faz campanha contra violência durante carnaval
- 4 Cantos leva o samba brasileiro ao palco do Marco Zero