Carnaval Multicultural do Recife     Camarote da Acessibilidade garante direitos das pessoas com deficiência Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Carnaval Multicultural do Recife

CAMAROTE DA ACESSIBILIDADE GARANTE DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
00:00 Sábado, 18 de Fevereiro de 2012

Fernando da Hora
Camarote da Acessibilidade, no Pátio do Carmo

Desfile do Galo conta com espaço que inclui cidadãos no Carnaval Multicultural do Recife

Por José Gomes Neto

Se diversão também é um direito de todos, sem exceção, então que a amplitude deste conceito se estenda ao Carnaval. Em sintonia com esta realidade, a Prefeitura do Recife, por intermédio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, fomenta há dois anos o Camarote da Acessibilidade, que fica instalado no Pátio do Carmo, bairro de Santo Antonio, centro do Recife. A ação é feita em parceria com o governo do Estado. Este direito está assegurado pela Lei Federal 10.098/2000.

De acordo com a secretária Amparo Araújo, os serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife podem ser considerados satisfatórios e atendem aos anseios das pessoas com deficiência. “Com certeza, teremos um carnaval com acessibilidade para quem vem brincar nos camarotes e com atendimento à pessoa com deficiência”, atestou.
Os pedagogos Paulo Vieira e Morena Ribeiro são os responsáveis pela atividade de áudio-descrição. O trabalho consiste em transmitir para pessoas com deficiência visual o que está acontecendo durante o desfile do Galo da Madrugada. “O que fazemos é transmitir do geral para o específico, ou seja, como estão os grupos, trios, carros alegóricos, bonecos gigantes e assim em diante”, descreveu Paulo Vieira. Ambos têm mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Educação Inclusiva e são professores.

E os contemplados atestam a qualidade do serviço. Para o folião Sivonaldo Teodoro, que é vocalista do Grupo Segnos, o carnaval não poderia estar melhor. “Estou gostando muito e acompanhando tudo que nos é transmitido”, disse. Já a historiadora Marluce Cabral, 54 anos, esteve no camarote na companhia de uma amiga e garantiu que “o essencial não se vê com os olhos, mas se sente com o coração.”

- Polo Recife Multicultural recebe desfile de agremiações vice-campeãs de 2011
- Programação do Polo das Fantasias foi dedicada à criançada
- PCR proporciona espaço para filhos de trabalhadores ocasionais durante o Carnaval
- Artistas, políticos e convidados cumprimentam prefeito no camarote da PCR