Educação, Esporte e Lazer     Promotores da Paz aprendem regras de segurança no ambiente escolar Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Educação, Esporte e Lazer

PROMOTORES DA PAZ APRENDEM REGRAS DE SEGURANÇA NO AMBIENTE ESCOLAR
21:03 Quarta-feira, 29 de Fevereiro de 2012

Inaldo Lins
Aulas acontecem das 09h às 12h e das 14h às 17h

A aula prática faz parte do Módulo de Formação do Escola Segura do Recife

Por Edgar Lima

A escola municipal Darcy Ribeiro, no Cordeiro, foi palco, na tarde desta quarta-feira (29), de mais uma fase do III Módulo de Formação dos “Promotores da Paz”, iniciada na última segunda-feira (27).
Durante a ação, que aconteceu também na Escola Municipal Arraial Novo Bom Jesus, no Bairro dos Torrões, foi mostrado aos promotores – estagiários dos cursos de Psicologia, Serviço Social e Direito,
integrantes do Programa Escola Segura do Recife - como identificar possíveis situações de risco em uma escola.

A observação de extintores de incêndio, objetos que possam se transformar em armas, equipamentos de segurança nas cozinhas, dentre outros, fez parte da aula. “O objetivo desta formação é ensinar os promotores a identificar essas situações e, consequentemente, ajudar a prevenir acidentes nas escolas”, explicou o Major Edson Marconni, do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, parceiro da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer no Escola Segura.

Os promotores observaram, junto aos gestores da escola e aos oficiais do Corpo de Bombeiros, as instalações do prédio. “Dessa forma, no caso de haver problemas, poderão comunicar à direção
da escola que solicitará as providências à Secretaria de Educação”, reforçou o Major.

“Essa parceria da Seel com o Corpo de Bombeiros busca ampliar as ações do Escola Segura, atribuindo aos promotores a função de disseminadores das práticas de prevenção de riscos, além de auxiliar os gestores em um olhar mais atento ao ambiente escolar”, ressaltou a coordenadora do Escola Segura do Recife, Lúcia Andrade.

O III Módulo de Formação dos “Promotores da Paz” tem duração de 24 horas e envolve estratégias de fuga em situação de emergência, identificação de lideranças no ambiente escolar para situações de crise, primeiros socorros, combate a incêndios e a criação, em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino, de um ambiente-modelo para que os promotores divulguem estas tarefas nas outras unidades de ensino.

“Essa medida da Secretaria de Educação com o Corpo de Bombeiros é de suma importância para evitarmos acidentes e sabermos agir em situações de risco; além disso podemos prevenir falhas e corrigi- las juntos com os gestores”, lembrou a “promotora” estudante de Psicologia, Dilayana Cazeca.

As próximas etapas da Formação envolvem aula prática com enfermeiros da Universidade de Pernambuco (UPE), e socorristas do Corpo de Bombeiros, nesta quinta-feira (01), das 09h às 12h e das 14h às 17h. Elas acontecerão no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Ainda dentro da capacitação, o Corpo de Bombeiros vai promover, na próxima segunda-feira (5) atividades práticas de combate a incêndio. As aulas acontecem das 09h às 12h e das 14h às 17h, no Centro Paulo Freire.

- Prefeitura capacita educadores com a metodologia Uerê-Mello
- Secretaria de Educação entrega livros para escolas e educadores da Rede Municipal
- Nomeados os 650 professores aprovados em concurso público da PCR
- Prefeitura do Recife nomeia 650 Professores para Rede Municipal