Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial da Mulher

PALESTRA DISCUTE GÊNERO E ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
00:00 Quinta-feira, 1 de Março de 2012

A gerente de Temáticas da Secretaria Municipal Especial da Mulher, Liliana Barros, ministrou, na tarde desta quinta-feira (01), palestra sobre gênero e o enfrentamento da violência contra as mulheres para uma plateia formada por pessoas que cumprem medidas sócioeducativas. O evento, realizado no auditório do Fórum do Recife, na Ilha Joana Bezerra, foi promovido pela Vara de Execução de Penas Alternativas. As atividades são alusivas ao 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Destinada a 950 pessoas, a atividade foi subdividida em quatro grupos, dois de manhã e dois à tarde.  Oitenta e cinco por cento do público era formado por homens, e apenas 15% constituído por mulheres. À tarde, Liliana apresentou alguns trabalhos da Secretaria Especial da Mulher, além de conceitos, causas e tipos de violência contra o gênero. “Participar de uma ação como esta é muito gratificante, pois a maioria dos ouvintes é formada por homens e, muitas vezes, eles é que são os agressores. Normalmente, nosso público é formado por mulheres”, disse. Segundo a gerente, algumas das poucas mulheres que participaram se identificaram e procuraram ajuda.

De acordo com a advogada do Centro de Referência Clarice Lispector, Jamyle Inácio, é importante promover o debate. “É preciso que as pessoas saibam os tipos de violência sofridos pela mulher para que o problema seja visualizado e resolvido. A população precisa conhecer, também, os serviços de apoio oferecidos, como o Centro e a Casa Abrigo Sempre Viva”, declarou. As palestras da manhã foram ministradas pela coordenadora da Casa de Abrigo Sempre Viva, Michele Couto.

G. S. O, de 23 anos, estava na plateia e declarou achar importante a iniciativa. “Discutimos como lidar com a questão da violência. Não sabemos de muita coisa, como os tipos de violência, por exemplo. É a primeira vez que assisto a uma palestra sobre o tema”, garantiu. Ainda nesta quinta-feira (02), acontece o Encontro de Mulheres Evangélicas da Igreja Batista Nacional, em Água Fria (Região Político-Administrativa 2). O evento foi agendado pelo Fórum Temático de Mulheres do Orçamento Participativo. A titular da Secretaria Especial da Mulher, Rejane Pereira, fará uma explanação sobre as conquistas e os direitos das mulheres, e a importância da emancipação política do segmento feminino.

Centro de Referência Clarice Lispector – O Centro de Referência Clarice Lispector tem como objetivo acolher, informar, orientar e apoiar a mulher em situação de violência doméstica e sexista com as providências que se fazem necessárias a cada caso. O Centro dispõe de uma equipe multidisciplinar de profissionais, além de atendimento gratuito pelo Disque-Orientação: 0800 2810107, com plantão 24 horas. O endereço é Rua Bernardo Guimarães, nº 470, Boa Vista – Recife.

Matérias Relacionadas
- João da Costa visita moradores do Pantanal durante mudança para Habitacional Via Mangue
- Prefeito visita obras dos elevados da Via Mangue
- João da Costa acompanha Ministro da Saúde em visita ao Hospital da Restauração
- Continuam abertas as inscrições para o Pernambuco em Dança 2012
- Crianças do Peti participam de oficina de vôlei de praia do Circuito Banco do Brasil
- Zona Sul recebe serviços de manutenção
- 5º Encontro do Esporte do Mangue começa a todo o vapor
- Procon-Recife divulga lista das dez empresas mais reclamadas em fevereiro
- Prefeito anuncia Corrida das Pontes para dia 25 de março
- Prefeito acompanha mudança de ex-palafitas para Habitacional Via Mangue
- Prefeito confere nova fase das obras da Via Mangue
- Prefeito João da Costa acompanha ministro Alexandre Padilha em visita ao Recife
- Prefeito anuncia acordo com a Contax para potencializar geração de emprego
- João da Costa assina contrato com a Caixa para segunda fase do PAC II Beberibe
- Prefeito lança Corrida das Pontes nesta quinta-feira
- Prefeitura do Recife inicia atividades assinalando o Mês da Mulher
- João da Costa inaugura Academia da Cidade na comunidade da Vila Cardeal
- Prefeito e presidente da Contax assinam protocolo para contratação de novos profissionais para telemarketing
- Motoristas da PCR entregam 47ª cadeira de rodas
- Linha de crédito será disponibilizada para moradores de habitacionais


Enviar    Imprimir