Secretaria Especial de Políticas para a Juventude     5º Encontro do Esporte do Mangue começa a todo o vapor Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Secretaria Especial de Políticas para a Juventude

5º ENCONTRO DO ESPORTE DO MANGUE COMEÇA A TODO O VAPOR
00:00 Sexta-feira, 2 de Março de 2012

Encontro reuniu  jovens de toda parte do Recife
Encontro reuniu jovens de toda parte do Recife

Evento segue até sábado (03), com diversas atrações. Nesta sexta (02) tem N´Zambi

Por Pedro Oliveira

O Parque Dona Lindu ficou agitado nesta quinta-feira (1º), primeiro dia do 5º Encontro do Esporte do Mangue, que atraiu a juventude de todas as partes da cidade com uma programação de oficinas esportivas, culturais, torneios e shows. O evento, realizado pela Prefeitura do Recife, segue nesta sexta-feira (02) com muitas opções de lazer e ainda shows com dez bandas, entre elas, 3 xícaras, Afros Mangues e N´Zambi.

Construído pela PCR, mas ouvindo a juventude da cidade inteira, como já é regra nesta gestão democrática e participativa, o Encontro do Esporte do Mangue conta com uma estrutura para agradar a todos os segmentos da juventude do Recife. Aproveitando a excelente condição do equipamento cultural da zona sul, o evento foi montado com a cara da juventude. Arenas de break dance, pista de skate na beira-mar, oficinas e ainda os shows no maior palco da cidade fizeram sucesso entre os participantes. “Isso aqui tá demais. Estamos na praia, com uma variedade de atividades e ainda música de qualidade. Tá tudo de bom”, disse o skatista Renato Silva, o “Maluquinho”, que pratica o esporte há 16 anos.

Até chegar ao Dona Lindu, o Encontro do Esporte do Mangue teve etapas preparatórias nas seis RPAs, onde foram realizadas discussões e seletivas. Nesse processo, foram selecionadas bandas locais que compõe a programação de um grande festival musical. “Para a gente, acostumado a tocar em pequenos lugares e até na garagem, tocar numa estrutura dessas é um sonho. Já estávamos satisfeitos de ter tido o espaço na preparatória e participar aqui foi um prazer enorme”, afirmou Cláudio Roberto, o “Araponga”, baixista da banda Joãozinho Podre, uma das atrações do primeiro dia.

Nesta sexta (02), começa a oficina de Dança Urbana, com Nelson Triunfo, pernambucano radicado em São Paulo uma das maiores referências do hip hop no Brasil. Além disso, às 16h, tem início a batalha de break que vai reunir os melhores b.boys e b.girls da cidade, que se classificaram nas seletivas. “O que a Prefeitura está fazendo aqui é muito legal. Já participei de vários campeonatos de dança e essa é a melhor estrutura que já vi aqui no Recife”, elogiou Weudes Carlos, o b.boy “Pouca Perna”.

Na programação também estão uma mostra de grafitti e oficinas de slackline (espécie de corda bamba), capoeira, percussão, dança, artes marciais, estética afro, circo e parkour, além de torneios de futsal, basquete street, skate, BMX, Patins In-line e uma Batalha de Mc´s. No sábado (03), a partir das 14h, acontece uma roda de diálogo entre participantes, o secretário de Juventude, Eduardo Granja, e ainda o rapper Emicida, que também será a atração principal da programação musical no sábado (03).

Projeto – O Esporte do Mangue consiste num grande canal de diálogo da Prefeitura com a juventude da cidade, onde o jovem é encarado como sujeito de direito e não como problema social. O projeto está ainda mais fortalecido após o convênio entre a Prefeitura do Recife e os ministérios do Esporte e da Justiça, que através do PELC/Pronasci possibilitou o crescimento e a qualificação das ações.

Cadastramento – Todos os jovens que participam do Encontro fazem o cadastro para receber um kit de participação de informações sobre tudo que o evento oferece. Para agilizar a inscrição, a Prefeitura do Recife levou um dos ônibus do projeto Juventude Digital, da Secretaria de Direitos Humanos, todo equipado com computadores, onde uma equipe preenche o formulário junto aos jovens.

- Continuam abertas as inscrições para o Pernambuco em Dança 2012
- Crianças do Peti participam de oficina de vôlei de praia do Circuito Banco do Brasil
- Zona Sul recebe serviços de manutenção
- Procon-Recife divulga lista das dez empresas mais reclamadas em fevereiro