Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

BIBLIOTECAS MUNICIPAIS TERÃO SEUS ACERVOS AMPLIADOS EM 2012
16:52 Sexta-feira, 2 de Março de 2012

Aprovação em editais da Fundação Biblioteca Nacional garantem sete mil livros novos de várias áreas do conhecimento

Os usuários das Bibliotecas Populares de Afogados e de Casa Amarela já podem comemorar. As bibliotecas administradas pela Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) foram aprovadas por dois editais da Fundação
Biblioteca Nacional (FBN) para atualização e ampliação de seus acervos. Aproximadamente sete mil novos títulos, de várias áreas do conhecimento, serão destinados para as bibliotecas, que atualmente atendem 60 mil pessoas por ano. A previsão de recebimento dos livros é para o inicio do segundo semestre deste ano.

As bibliotecas municipais só puderam participar da concorrência dos editais “Escolha e Aquisição de Livros” e “Seleção de Livros para o Programa de Ampliação e Atualização” por serem inscritas no cadastro do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). A presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix, comemora a classificação nos editais. Essa é uma conquista do capital humano da Fundação de Cultura. Nossos técnicos estão de parabéns, pois se trata de um edital bastante concorrido. Quem ganha com isso é a população do Recife, que terá bibliotecas um acervo melhor, com mais títulos à disposição.

A gerente dos Centros de Formação e Pesquisa Cultural da FCCR, a bibliotecária Tereza Marinho, explica as etapas da concorrência. “O processo começou no ano passado, quando foi realizado o Cadastro das nossas bibliotecas municipais, oportunidade para detalharmos um pouco do nosso trabalho (administrativo e técnico), estatísticas de (volume do acervo, público atendido, empréstimos, consultas ao acervo),  ações que realizamos e forma de gestão. Após a validação do cadastro, seguimos todos os pré-requisitos necessários para a aprovação como, por exemplo, montar um Comitê de Avaliação do Acervo”.

De acordo com Tereza, as bibliotecas possuem um acervo diversificado e estão sempre buscando a atualização e qualificação. “Neste momento estamos selecionando na lista da FNB os novos títulos. Quase todas as áreas do conhecimento serão contempladas, com porcentagens diferentes conforme a necessidade do acervo de cada biblioteca. Também serão priorizados os pedidos dos usuários conforme disponibilidade da FBN. Vamos buscar melhorar o acervo de obras de literatura infanto-juvenil e os livros de gramática, geografia, história, direito e informática, muito procurados por estudantes”, afirma.

O diretor de Gestão de Equipamentos Culturais da FCCR, Fábio Cavalcante, ressalta a importância das chamadas públicas lançadas na área da cultura. “Os editais públicos são uma forma de realizar melhorias e novas ações nos equipamentos culturais do Recife. Estamos investindo nisso e o resultado tem sido positivo”.

LIVRO E LEITURA - A Biblioteca de Afogados atualmente dispõe de 16 mil volumes, já a unidade de Casa Amarela conta 14 mil livros, todos acessíveis gratuitamente para a população por meio de pesquisa no local ou empréstimo domiciliar. São obras de literatura brasileira, clássicos da literatura universal, romances, poesia, contos, literatura infanto-juvenil, enciclopédias, dicionários, almanaques, livros didáticos, técnicos e universitários.

As bibliotecas são de grande importância não só para os moradores de onde estão localizadas, mas também para as comunidades do entorno e cidades vizinhas. As instituições têm como missão incentivar o hábito da leitura e promover ações de formação de leitores; resgatar, preservar e difundir o conhecimento e a informação em geral; promover a cultura em todas as formas de linguagem e manifestações artísticas; e formular ações para valorização do livro e dos profissionais que atuam nesta área.

SERVIÇO
Biblioteca Popular de Afogados
- Rua Jacira, s/n, bairro de Afogados.
Telefone: (81) 3355.3122 e (81) 3355.3123
Biblioteca Popular de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes -
Rua Major Afonso Leal, s/n, bairro de Casa Amarela. Telefone: (81) 3355.3130

Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Inscrições: Interessados em se cadastrar devem se dirigir às bibliotecas com documentos originais (RG e comprovante de residência) e 1 foto 3x4

Matérias Relacionadas
- Promotores da Paz aprendem regras de segurança no ambiente escolar
- Prefeitura capacita educadores com a metodologia Uerê-Mello
- Secretaria de Educação entrega livros para escolas e educadores da Rede Municipal
- Nomeados os 650 professores aprovados em concurso público da PCR
- Prefeitura do Recife nomeia 650 Professores para Rede Municipal
- Escola Segura do Recife promove formação em Promotores da Paz
- Professor@.com é um dos temas de dissertação sobre inclusão digital
- Secretaria de Educação disponibiliza espaço para filhos de trabalhadores ocasionais
- Acorda Povo incendeia as ruas do Prado
- Projeto Agentes de Leitura divulga resultado final da seleção
- Escola municipal realiza mais um Acorda Povo
- João da Costa participa de formatura de alunos do Projovem Urbano
- PCR realizou nesta quarta-feira (15) a capacitação para o Programa Olhar Recife
- Bloco da escola Nilo Pereira faz a festa em Casa Amarela
- Prefeitura do Recife divulga aprovados no concurso público para Professor e Auxiliar Infantil
- Estudantes da Rede Pública do Recife se destacam em aprendizado no País
- PCR proporciona espaço para filhos de trabalhadores temporários durante o Carnaval
- Estudantes da RMER assistem a peça sobre sustentabilidade
- João da Costa entrega kits para alunos da rede municipal de ensino
- PCR apresenta experiências exitosas na 5ª edição do Campus Party Brasil


Enviar    Imprimir