Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

POPULAÇÃO FAZ FESTA NA INAUGURAÇÃO DA 27ª ACADEMIA DA CIDADE
00:00 Sexta-feira, 2 de Março de 2012

Novo polo entregue pelo prefeito João da Costa funcionará na Praça Heróis da Restauração, em Areias

O clima de Carnaval tomou conta da Praça Heróis da Restauração, em Areias, na noite desta quinta-feira (01). Empolgada com a inauguração da Academia da Cidade no local, a população literalmente fez a festa, com direito a show pirotécnico e apresentações artísticas e esportivas organizadas pela comunidade. Em meio à folia, o prefeito do Recife, João da Costa, foi recebido por mais de duas mil pessoas, que prestigiaram a entrega do 27º polo do bem-sucedido programa municipal.

O evento também contou com a presença de diversos gestores e funcionários da Prefeitura do Recife, além dos vereadores Jurandir Liberal, Luís Eustáquio, Jairo Britto, Jadeval de Lima, Estéfano Menudo e Amaro Cipriano, o Maguari. A organização contou com o reforço de agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Guarda Municipal.

“Estou na Prefeitura do Recife desde 2001, como secretário do Orçamento Participativo, depois Planejamento e, agora, como prefeito. Nesses 12 anos, estamos mudando para avançar e melhorar a vida dos moradores e da própria Cidade do Recife, mas há muita coisa para ser feita ainda. Por isso, estamos escutando as reivindicações, as críticas e sugestões porque também queremos que tudo funcione cada vez melhor”, enfatizou João da Costa.

Além de apresentar obras de impacto na capital pernambucana, como a Via Mangue, o prefeito destacou a sintonia entre as três esferas do poder. “Na companhia da presidenta Dilma Rousseff, entregamos 480 apartamentos no Pina para pessoas que moravam em situação difícil, sem benefícios como água encanada ou energia elétrica. Até dezembro, nossa gestão já assegurou cinco mil moradias para uma população que vivia nos morros, maré e lama. E continuaremos fazendo mais com a aprovação e a parceria da presidenta e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos”, destacou.

Secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto comentou a importância da Academia da Cidade. “As 20 novas unidades do programa foram demandas votadas pelo Orçamento Participativo.. Todas foram direcionadas para áreas de vulnerabilidade e contam com cobertura da rede municipal. Os polos não oferecem apenas atividades físicas orientadas. Eles melhoram a qualidade de vida das pessoas e se tornam espaços de convivência, inclusão social e valorização da cidadania”, detalhou.

Há 60 anos morando na área, a aposentada Maria José Domingues era só elogios à revitalização e à instalação de um núcleo do programa no logradouro. “A praça era muito bonita e movimentada, mas morreu. Agora, voltou a ficar ajeitada. O espaço é muito bom e vou mobilizar as pessoas para malhar, incluindo meu filho, que está acima do peso. Todo mundo precisa de exercício físico e vou aproveitar para frequentar as aulas de acordo com meu calendário”, disse a escritora e participante de grupo da terceira idade.

Este é o sétimo polo que entra em funcionamento na gestão do prefeito João da Costa. O investimento no local foi de aproximadamente R$ 764 mil – recurso empregado, principalmente, na construção das instalações e na requalificação do espaço de lazer. Finalizada a obra, a população passa a contar com quadra poliesportiva, pista de corrida e caminhada, parque infantil, salas para avaliações físicas e um anfiteatro.

A academia disponibiliza ainda duas áreas: uma para atividades físicas e outra equipada com cadeiras e mesas para jogos de tabuleiro. O polo oferece também pranchas para abdominais e barras de alongamento. Seguindo a proposta de acessibilidade e inclusão social da iniciativa, ele possui banheiros com barras de suporte, rampas de acesso para pessoas com necessidades especiais e pisos táteis – ideais para deficientes visuais.

O núcleo em Areias faz parte das 20 unidades pactuadas entre a Administração Municipal e o Governo do Estado dentro do 2º Plano de Obras do Orçamento Participativo. Dessas, já foram inauguradas as academias do Parque 13 de Maio (Boa Vista), Praça Pinto Damaso (Várzea), Chié (Campo Grande) e Simão Borba (Areias).

As próximas serão instaladas no Centro Social Urbano Afrânio Godoy (Alto Santa Terezinha) e no Parque Santana (Santana). Também ganharão polos as praças do ABC (Mustardinha), Rádio Jovem CAP (Cajueiro), Vila Um por Todos (Vasco da Gama), Burity (Macaxeira), Roda de Fogo (Torrões), Lavadeiras (Areias), Jordão Baixo (Jordão), UR-05 (Ibura) e Vila dos Milagres (Ibura), bem como Cavouco (Engenho do Meio), Chão de Estrelas (Campina do Barreto) e Sítio dos Pintos (Dois Irmãos).

Matérias Relacionadas
- João da Costa visita moradores do Pantanal durante mudança para Habitacional Via Mangue
- Prefeito visita obras dos elevados da Via Mangue
- João da Costa acompanha Ministro da Saúde em visita ao Hospital da Restauração
- Continuam abertas as inscrições para o Pernambuco em Dança 2012
- Crianças do Peti participam de oficina de vôlei de praia do Circuito Banco do Brasil
- Zona Sul recebe serviços de manutenção
- 5º Encontro do Esporte do Mangue começa a todo o vapor
- Procon-Recife divulga lista das dez empresas mais reclamadas em fevereiro
- Prefeito anuncia Corrida das Pontes para dia 25 de março
- Prefeito acompanha mudança de ex-palafitas para Habitacional Via Mangue
- Prefeito confere nova fase das obras da Via Mangue
- Prefeito João da Costa acompanha ministro Alexandre Padilha em visita ao Recife
- Palestra discute gênero e enfrentamento da violência contra as mulheres
- Prefeito anuncia acordo com a Contax para potencializar geração de emprego
- João da Costa assina contrato com a Caixa para segunda fase do PAC II Beberibe
- Prefeito lança Corrida das Pontes nesta quinta-feira
- Prefeitura do Recife inicia atividades assinalando o Mês da Mulher
- João da Costa inaugura Academia da Cidade na comunidade da Vila Cardeal
- Prefeito e presidente da Contax assinam protocolo para contratação de novos profissionais para telemarketing
- Motoristas da PCR entregam 47ª cadeira de rodas


Enviar    Imprimir