moda
Artes plásticas atrelada à moda garantem o sucesso de Melk Zda

Por Priscila Freire

O estilista Melk Zda vem se destacando cada vez mais no cenário da moda pernambucano. Natural de Recife e formado em artes plásticas, Melk começou a atuar no ramo da moda em 2000 quando percebeu que nesta área ele teria total liberdade para criar o que quisesse.
Sua formação em artes plásticas anda de mãos dadas com a criação de suas roupas. “Posso usar vários aspectos da arte na moda”, diz o estilista que, recentemente, participou do Fashion Rio, evento este que lhe rendeu ótimas críticas da imprensa.

Filho de costureira e sobrinho de artesãs, Melk diz que antes de começar a produzir uma coleção sempre faz uma pesquisa com antecedência sobre o tema que quer trabalhar. Sua atual coleção, Eu amo demais, é inspirada na escultora francesa Camille Claudel que “amava demais suas esculturas, mas as esqueceu ao conhecer o escultor Rodin. Camille o amou tanto que chegou a trabalhar por mais de dez anos de graça para ele”, explica o estilista. Ainda se referindo à nova coleção, Melk afirma que também se inspirou neste tema por trabalhar rodeado de mulheres e por estar sempre ouvindo suas histórias de amor. “A coleção brinca com o amar demais. Usei muitas faixas e amarrações, o que remete à idéia da camisa de força, já que a loucura e o amor andam de mãos dadas”, diz Melk, que exporta suas roupas para Tóquio e para a Arábia Saudita. Babados, bordados, cordas, pedras e resinas são alguns dos materiais aplicados em blusas, calças retas, vestidos justos e saias de cintura alta com comprimento no joelho que fazem parte da coleção.

Uma das marcas registradas do estilista é a mistura de materiais artesanais com a tecnolgia. “Não gosto do regional porque acredito que na época em que vivemos a moda deve ser globalizada, com linguagem universal”, afirma.

No momento, Melk desenvolve roupas femininas, mas pretende confeccionar moda masculina em breve. Além das roupas, ele assina coleção de acessórios para grifes como a Prazeres Acciolly, por exemplo.

Entre seus planos para o futuro, está o de abrir uma loja com galeria de arte onde ele possa unir suas duas paixões.

Indagado sobre como anda o mercado da moda pernambucano, Melk afirma que é um mercado promissor, aonde várias marcas e bons profissionais vem surgindo.

As roupas de Melk Zda podem ser adquiridas em seu ateliê, na Rua Engenheiro Clóvis de Castro, 142, Parnamirim, Recife. Tel 3268 4617

01 a 30/07/2008

.