Principal Downloads Textos Expediente Contatos Mapa do Site
Entenda o Atlas


O que é o Atlas

É um banco de dados eletrônico que possibilita aos mais diversos usuários, conhecer aspectos da realidade socioeconômica do Recife e identificar desigualdades sociais entre a população que ocupa diferentes áreas do seu território.

Contém o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM); seus subíndices referentes às dimensões: educação, longevidade e renda; e cerca de 220 indicadores baseados nos microdados dos censos demográficos do IBGE (1991 e 2000) agrupados nos seguintes temas: demografia, educação, renda, habitação, vulnerabilidade e população. De forma mundialmente inédita, são apresentadas as características físicas do território através de imagens de satélite e mapas de vias e logradouros públicos – democratizando o acesso a moderna tecnologia de informação e comunicação. Apresenta um texto de referência sobre o paradigma do Desenvolvimento Humano Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio além de um conjunto de ensaios interpretativos dos indicadores, contextualizando o Recife em nível nacional, regional, metropolitano e intramunicipal. O Atlas propicia uma ferramenta valiosa de análise, planejamento, avaliação e formulação de políticas públicas bem como de acompanhamento do alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio. (O Glossário dos Indicadores pode ser consultado na seção “Ajuda”, localizada na barra de ferramentas do software do Atlas.)


A Base Espacial


O Atlas democratiza o acesso às informações desagregadas por regiões político-administrativas – RPA, microrregiões, bairros e zonas especiais de interesse social – ZEIS. Tendo como foco principal, a análise das desigualdades internas, apresenta também os indicadores selecionados por Unidade de Desenvolvimento Humano – UDHs, agregações ou desagregações de bairros, resultantes da aglomeração de setores censitários do Censo Demográfico da FIBGE com o mínimo de 400 domicílios ocupados na amostra do Censo de 2000, delimitadas respeitando-se as características urbanísticas, os limites político-administrativos de RPA e as feições sócioeconomicas da população. (Sobre a metodologia da divisão do território do Recife e da produção da base cartográfica ver textos metodológicos na seção “Textos”, localizada na barra de ferramentas do Software do Atlas.)


Software do Atlas

À semelhança do “Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil”, foi desenvolvido para Recife um software, apresentado em CD-ROM, que permite ao usuário com uma navegação simples e auto-explicável, produzir tabelas, gráficos, mapas, relatórios temáticos e perfis das unidades espaciais (regiões político-administrativas, microrregiões e unidades de desenvolvimento humano, bairros e zonas especiais de interesse social) além de criar seus próprios instrumentos de análise sobre diversas dimensões do desenvolvimento humano. Os resultados podem ser impressos ou exportados para serem trabalhados em outros programas como planilhas eletrônicas. Tais ferramentas tem a vantagem de permitir análises comparativas imediatas bem como observação de possíveis discrepâncias. (Baixar o Software do Atlas em Downloads.)
voltar 
Atlas do Desenvolvimento Humano no Recife - 2005 © Todos os direitos reservados