Depoimentos

Compromisso de morte

Fred Zero4

Semana passada, indo para uma festa em Olinda, senti um incômodo arrepio. Varreu-me o espírito a repentina lembrança de que fazendo aquele mesmo percurso, de carro, quatro anos atrás, indo para a mesma festa – a prévia do bloco "Enquanto Isso Na Sala da Justiça" –, meu parceiro Chico Science, por descuido de seu anjo da guarda, distraiu-se para a morte. Santo compromisso! – exclamaria o anjo Robin aos prantos.

A sequência de imagens, sons, enfim, o filme sombrio que me vem à mente sempre que a tragédia emerge da minha memória está longe de ser razoavelmente suportável. É como se o absurdo da condição humana viesse à tona para me fazer sentir um palhaço miserável, esperando a minha hora, na ante-sala do nada.

O pior é saber que não tem apelação. Acho até que foi essa, mais ou menos, a sensação que eu tive alguns minutos depois de receber, de minha esposa (por telefone, eu estava no México, com a banda, fazendo as malas para voltar de uma turnê) a notícia. "Deve ter havido um engano", "chegando lá em Recife eu vou reclamar, alguém vai ter que explicar isso direitinho".

Tem boquinha não, basta o terrível Senhor Acaso resolver aprontar e tá decidido. E o mais estranho é que geralmente ele apronta com um filho, uma esposa, um pai... Mas às vezes ele pode acordar com algum prurido perturbador e inexplicável, e aí salve-se quem puder, é capaz de ele pregar uma peça numa cidade inteira!

Passados quatro anos, confesso que ainda não me conformo, e quem disser que sim deve ter muita fé em deus, ou coisa que o valha – algo que decididamente não tenho. Sei que a família de Chico é católica e isso lhes tem servido de conforto. Quanto a mim, sinto-me ludibriado, roubado e de certa forma injuriado, pois não me consta que tenha havido qualquer explicação convincente. As contas não batem, os fatos não se encaixam, e tudo é dado como consumado! Pra cima de mim, não. Dessa vez houve, sim, um engano. Um dia alguém vai ter que admitir publicamente que naquele fevereiro longínquo do século vinte, houve alguma falha imperdoável na engrenagem do caos. Algo não saiu como deveria e, para desgraça do cosmos, acabaram levando o cara errado.