Depoimentos

Quem estariam fazendo hoje Chico Science e Jimi Hendrix?

José Teles

Foi Lenine quem primeiro fez a observação: "Chico Science é o nosso Bob Marley"; Não apenas no mito em que ele se tornou. Assim como Marley, Chico recuperou e reciclou ritmos autóctones, dando-lhe uma roupagem moderna. Não apenas moderna, mas inteligível em qualquer idioma. Ao longo da história da música pop/rock existiram poucos iguais a ele. Sempre se pergunta, que tipo de som estaria Jimi Hendrix fazendo hoje? Assim como Chico Science, o maior guitarrista dos anos 60, a partir do blues criou uma música nova, que continua atualíssima.

Chico foi buscar na infância e adolescência, pastoris, o acorda povo, maracatu, coco, ciranda, e revestiu-lhes de uma linguagem contemporânea, que acabou extemporânea.

O disco mais novo da pop brasuca chama-se Afrocibederlia. Nada a ver com o tropicalismo, faz favor. Os músicos tropicalistas, não mais fizeram do que referendar o kitsch, o cafona e o mau gosto, como coisas nossas, muito nossas (o que aliás Noel Rosa já descobrira nos anos 30). Seus discos são centrados muito mais na linguagem escrita. A musical vem em segundo plano (com exceção de Os Mutantes, tropicalista por acaso). O tropicalismo foi um néo-modernismo. O manguebeat nasceu a anos-luzes do pop que se praticava no Brasil.

Chico Science foi um visionário intuitivo, com um impressionante poder de assimilação do novo. Lembro de uma crítica numa dessas revistonas estrangeiras, em que o jornalista escrevia que Afrocibederlia era a música jungle, que os ingleses, autores do sub-gênero, jamais conseguiriam fazer.

É lamentável que Chico tenha morrido tão cedo. Uns dois meses antes daquele acidente conversamos e ele me dizia que estava pensando em fazer frevos, em tentar unir o popular ao erudito (não exatamente de acordo com os cânones armoriais). Pois é, Jimi Hendrix e Chico Science, em 2001 qual seria o som desses dois astronautas libertados?

José Teles, crítico de música do Jornal do Commercio