... DIRETRIZES ...
 
Eixo Temático do Programa:
 
Sustentabilidade

    Visando contribuir para uma cidade sustentável, o programa de educação ambiental do Recife “Educar para umacidade sustentável” inclui uma etapa de formação em educação ambiental que é orientada por um eixo temático:a Sustentabilidade. Este se desdobra em quatro temas: Água, Verde Urbano, Resíduos sólidos e Biodiversidade.

O tema Água se insere num contexto cultural e histórico para o Recife. Por ser a cidade cortada por rios, pelo mar,lagoas e riachos, as pessoas da cidade convivem no dia-a-dia com este elemento undamental à vida, que exige porparte de todos uma atitude responsável para com este recurso. A temática Verde Urbano, que é ponto de interessede toda gestão local que se preocupa com o desenvolvimento sustentável e com a qualidade de vida da população,uma vez que o arboreto urbano desempenha serviços ecossistêmicos como controle da qualidade do ar e do confortoclimático. A temática Resíduos Sólidos emerge de um dos principais problemas das grandes metrópoles, quevem sendo alvo de debates sobre as responsabilidades de cada um e de cada uma, individual e coletivamente. E?nalmente, biodiversidade que representa toda a riqueza de outros seres vivos que ocupa o território e compartilhacom as pessoas espaços, beleza e recursos, deve também ser melhor compreendida.

A Política Municipal de Educação Ambiental

    A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação em âmbito municipal, devendo estarpresente, de forma articulada, em todas as modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal,visando ao desenvolvimento sustentável da cidade, à melhoria da qualidade de vida da população e ao conhecimentoe participação dos munícipes, em nível individual, coletivo e/ou representativo, para o efetivo exercício da cidadania e da inclusão social.

A Política Municipal de Educação Ambiental – PMEA rege-se, então, pelos princípios básicos da educação ambiental,estabelecidos na Lei Federal nº 9.795/1999, quais sejam:
    I – o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;
    II – a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, osocioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade;
    IV – a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais;
    V – a garantia de continuidade e permanência do processo educativo;
    VI – a permanente avaliação crítica do processo educativo;
    VII – o reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural.

Na Educação ambiental, é necessária a compreensão e a de?nição das responsabilidades que cabem a cada um:
qual o papel do governo? Quais as responsabilidades coletivas na sociedade e de cada cidadão? Estas respostasserão dadas pelo Projeto de Lei que está para ser encaminhado à Câmara Municipal. Trazemos à tona a urgência depensarmos num processo educativo voltado para a sustentabilidade, onde devemos vencer os desafios de, simultaneamente,desenvolver a cidade economicamente, ser equitativo socialmente e favorecer o equilíbrio do meio ambiente.

Um dos compromissos assumidos pela gestão ambiental do município é o desenvolvimento de programas deformação e quali?caçãopro?ssional dos agentes públicos municipais sobre os múltiplos temas que envolvem asquestões socioambientais, com vistas à internalização dos princípios e diretrizes da sustentabilidade ambientalnas atividades setoriais de cada órgão da Administração Pública Municipal (PMEA, 2014).



O Programa Municipal de Educação Ambiental é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidadee agrega diferentes secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife, cada um desempenhando funçõesde acordo com as suas próprias atribuições e políticas. Todos reconhecendo a sustentabilidade como eixo norteadordas políticas públicas.

“Educar para uma cidade Sustentável” é o programa que pretende então orientar a prática da educação ambientalnos contextos formal e não formal, de maneira articulada e integrada. A interação deve incluir a realização de uma agenda comum a todos os órgãos e secretarias municipais que compõem o colegiado gestor da Política Municipalde Educação Ambiental.

Uma das diretrizes desse programa é a formação de educadores ambientais. Educador ambiental é qualquer pessoa, independente de suas atribuições laborais ou nível de conhecimento, que, sensível às questões que permeiamo desenvolvimento sustentável, possam promover a articulação institucional e de políticas públicas, a reflexão crítica acerca da problemática socioambiental, o aprofundamento conceitual e criar condições para o desenvolvimento continuado de formação em Educação Ambiental com a população do contexto, visando a sinergia dos processos de aprendizagem que contribuem para a construção de territórios sustentáveis.

Essa proposta de formação tem como princípio a transversalidade da educação ambiental, considera as inquietudese curiosidades crescentes acerca desta temática, e que cada órgão ou secretaria municipal tem suas especi?cidadese identidades próprias, que precisam ser respeitadas.

Essa proposta se apoia em um conjunto de ações que segue três eixos: a Educomunicação; os Econúcleos e o PEAV- Programa Municipal de Educação Ambiental Vivenciada.
  • A educomunicação se relaciona a distintas campanhas, uso das mídias tradicionais e eletrônicas, jogos e atividadesinterativas e impressos. A ideia aqui é educar utilizando diferentes estratégias comunicacionais.
  • Os Econúcleos são espaços físicos de interesse ambiental abertos à visitação. Neles, através da experiência palpável com a natureza, espera-se que os visitantes tenham contato com a fauna e a flora, introjetem o conceito de sustentabilidade e conheçam mais sobre o manejo de resíduos sólidos. As comunidades onde se localizam os Econúcleos devem ser igualmente tocadas, sentindo-se parte dos espaços através de ações e cursos.
  • O PEAV engloba as atividades de arte-educação, o calendário ambiental e eventos. Neste eixo atividades mais lúdicas e a criatividade são estimulados, assim como o contato de jovens e adultos com os arte educadores.






Desenvolvido pela: