... QUEM SOMOS ...
 
    Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife(SMAS) foi criada para promover o equilíbrio entre a proteção às matas, rios, reservas ambientais e sua fauna e flora e o crescimento urbano da Cidade do Recife.
 
    Para o exercício de suas atividades, a SMAS está subdividida em três Secretarias-executivas, o que permite uma ampla capacidade de planejamento e de absorção das competências profissionais de seus servidores. São as Secretarias-executivas:
 
  • controle Ambiental -> licenciar e fiscalizar os diversos empreendimentos públicos e privados na cidade, além de atender a denúncias de infrações previstas no Código Municipal de Meio Ambiente (Lei nº 16.243/96) e definir os Projetos de Revitalização de Áreas Verdes (PRAVs);
  • sustentabilidade -> desenvolver políticas de baixo carbono e atividades de educação ambiental;
  • unidades Protegidas -> acompanhar as Unidades de Conservação da Natureza –UCNs (parques naturais, matas, margens de cursos de água, etc) e dos Imóveis de Proteção de Áreas Verdes – IPAVs (imóveis preservados em razão da vegetação que abriga). Aqui, também são identificadas e tombadas árvores raras, com características especiais, ou que possuem importância histórica para cidade.


    A Secretaria de Educação do Recife cumpre papel estratégico na formação das crianças e adolescentes do município. São de responsabilidade da pasta a educação infantil para alunos de até 5 anos e o ensino fundamental, do 1º ao 9º ano. Garantir adequada infraestrutura nas unidades de ensino, investir em tecnologia educacional e assegurar a formação continuada de professores e gestores são atribuições da secretaria, bem como oferecer ensino profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e promover a inclusão de pessoas com necessidades especiais em todos os níveis de ensino. Em 2013, a rede municipal conta com 321 unidades de ensino, que atendem a 90 mil estudantes. São 222 escolas de ensino fundamental – das quais seis oferecem ensino integral – e 69 creches e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), além de 17 escolas profissionalizantes e 13 unidades de tecnologia.
 






Desenvolvido pela: