VOLTAR CONTINUAR PARAR FECHAR

10 - PONTE 12 DE SETEMBRO - Antiga Ponte Giratória
A modernização do porto do Recife, a cargo da "Societé de Consttruction du Port de Pernambuco" , contou com a construção de uma ponte rodo-ferroviária de vão central giratório na embocadura do Capibaribe/Beberibe, rios irmãos que juntos desaguam na bacia do porto.

Foi inaugurada em 5 de dezembro de 1923, servindo à cidade até a década de 70, quando foi substituída pela atual, denominada "12 de setembro" data que lembra o dia solene da inauguração das reformas do porto, em 1918

A razão de sua construção deveu-se à necessidade de atender à passagem das embarcações veleiras, que aportavam no cais do Abacaxi, em Santa Rita e no antigo cais do Colégio, na atual praça Dezessete. As pontes destinadas a esse tipo de função, geralmente são de altura compatível com a do maior mastro a navegar na região diante do nivel máximo da mare ou, então, são basculantes. A nossa Giratória era de baixa altura, para permitir o tráfego de trens e ao invés de bascular, girava sua seção central, conforme pode ser visto na foto de ontem. Em razão disso, para evitar acidentes, antes da ponte girar, soava uma sirene e em seguida suas cabeceiras eram barradas com correntes, de onde pendiam avisos alertando os motoristas e pedestres. Entretanto, vários acidentes ocorreram com a queda de caminhões na maré, pela desobediência aos avisos.

A ponte teve que ser desmontada, devido a sua deterioração, e em seu lugar foi construída a atual 12 de setembro.