CONTINUAR PARAR FECHAR

1 - MARCO ZERO (Praça Rio Branco)
Oficialmente denominada de Praça Barão do Rio Branco, localizada na Av. Alfredo Lisboa. O local abriga o Marco Zero da cidade do Recife ( instalado em 31 de janeiro de 1938 ) daí sua denominação popular. Deste marco são feitas todas as medidas oficiais de distâncias rodoviárias locais. No centro se observa um monumento ao Barão do Rio Branco, em bronze com aproximadamente 2,5 m de altura é obra do escultor francês Félix Charpentier, e foi inaugurada, sob um pedestal em pedra de 420 cm. De altura, esculpido por Corbiniano Vilaça, em 19 de agosto de 1917.

A praça está voltada para o cais do porto, na confluência dos eixos das avenidas Rio Branco e Marquês de Olinda, surgiu com a renovação urbanística do bairro na década de 10.

Com esta reforma, profundas modificações foram feitas no bairro, como a demolição da Matriz do Corpo Santo e a abertura de novas e largas avenidas.

No local onde estava a igreja, está edificado o edifício Maurício de Nassau, de características modernas e fachadas em vidro . Ao seu lado foram construídos os prédios da Associação Comercial de Pernambuco e a Bolsa de Valores. Estes dois prédios apresentam, em sua arquitetura, nítida influência francesa que se caracteriza pela mistura de diversos elementos construtivos.

Atualmente esta praça está passando por um processo de revitalização com o Projeto "Eu vi o mundo , ele começava no Recife".