VOLTAR CONTINUAR PARAR FECHAR

6 - IGREJA DO PILAR

" Maio 31 (1679) - Carta de sesmaria do governador Aires de Souza Castro, fazendo doação ao Capitão-mor João do Rêgo Barros, provedor da fazenda real desta capitania, de vinte e cinco braças de terra de comprido, no sítio em que esteve o Forte Velho, que por ordem régia se desmanchou por não ser de nenhuma utilidade para a defesa desta praça, tendo de largura tudo que vai de areal inútil livre de fôros e pensões, mas com a obrigação de dar pelas ditas terras caminhos livres ao Conselho, tendo lugar esta doação para o referido Capitão-mor fundar uma igreja sob a invocação de N. Sra. do Pilar, no mencionado sítio... sobre a fundação escreve Loreto Couto o seguinte:

" Deu princípio a este santuário João do Rêgo Barros, provedor da fazenda real. Indo a Lisboa a dar as suas contas, e receoso que as não daria, como desejava, encomendou-se à Senhora nestes seus justos temores, e fez voto de que tendo bom sucesso na sua conta, de lhe edificar uma capela, em que fosse venerada...Logo que chegou ao Recife, deu princípio à obra, que acabou com perfeição, e dotou com suficiente renda para a sua fábrica. Tem-se aumentado muito este santuário, porque assim os moradores, como os mareantes que vêm de fora, concorrem com boas ofertas, que se empregam no adorno e asseio desta igreja, para a qual pagam também os navios e embarcações que entram pela barra devota pensão.

A fundação da Capela, como refere A . J. V. Borges da Fonseca, teve lugar em 1680, mas conjeturamos, que somente em 1683, é que ficou concluída no seu todo...

A capela, como escreve um cronista em 1710, era uma boa ermida, com a imagem da sua padroeira muito milagrosa,... - Dêstes prodígios da crença cristã faz também menção a obra coeva, Santuário Mariano, acrescentando: " Todos os mariantes buscam esta senhora, e uns vêm dar-lhe as graças por livrá-los das tormentas e perigos do mar, e outros a pedir o seu favor para que os defenda e lhes dê bom sucesso nas suas navegações; e como fica o santuário defronte da barra, tanto que o chegam a avistar, salvam à Senhora com a sua artilharia."

A tradicional capela de N. S. do Pilar em Fora de Portas ainda conserva o tipo da sua construção originária, em que particularmente figura a abóbada semi-esférica da capela-mor, revestida de azulejos; mas exteriormente é quase nova toda a sua feição por várias obras executadas, como a torre, notavelmente, obras estas empreendidas em 1898...; e demoradamente terminadas em 1906, teve lugar então a entrega do templo ao culto público com solene festividade celebrada a 22 de abril.


Está localizada na rua de São Jorge, s/n°., onde esta forma um pequeno largo (construído entre 1680 e 1686 no local onde havia o forte de São Jorge). Apresentando uma fachada dentro do estilo maneirista, a igreja possui uma capela-mor, coberta por uma cúpula circular de seis setores revestidas de azulejos semelhantes aos da capela-mor da igreja do convento de Santo Antônio.

Sofreu várias modificações, inclusive a colocação da torre na parte central do edifício. Sua última restauração foi entre 1898 e 1906 quando a cidade do Recife tornou-se centro econômico da região Nordeste. Foi tombada pelo IPHAN em 1965.