SECRETARIA DE CULTURA DO RECIFE

CENTRO CULTURAL APOLO HERMILO

O Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo foi inaugurado no ano 2000, pela Prefeitura da Cidade do Recife em parceria com a Fundação Roberto Marinho, com uma estrutura que compreende o Cine-Teatro Apolo, o Teatro Hermilo Borba Filho e o Centro de Documentação Osman Lins. Sua meta maior é tornar-se um centro de referência das artes cênicas, regional, nacional e internacional. Nesse sentido, planeja e desenvolve ações sistemáticas que visam à formação e ao aprimoramento; à criação; à pesquisa; a uma programação de reconhecida qualidade artística; à formação de platéia.

Três linhas básicas norteiam sua política: a documentação, com destaque para o Centro de Documentação Osman Lins; a formação, que consiste no desenvolvimento de atividades que visam à qualificação profissional e à pesquisa através de cursos, oficinas, workshops, palestras, debates, leituras dramáticas; a produção, direcionada ao fomento da produção, através da apresentação de espetáculos, exibição de filmes e vídeos, apoio a produções locais e realização de projetos experimentais, do próprio Centro.

Em sua atuação, tem contado com a parceria de diversas instituições e entidades públicas e privadas, a exemplo de: Aliança Francesa, Consulado Geral da França, Fundação Joaquim Nabuco, Universidade Federal de Pernambuco, TV Universitária, Conservatório Pernambucano de Música, Centro Cultural Brasil Alemanha, Fundação Hermilo Borba Filho, TV Mangue, Vídeotape, Etapa Vídeo, Teatro Armazém.

Teatro Apolo
O teatro mais antigo da cidade do Recife teve sua construção iniciada em 1839 pela Sociedade Harmônico Theatral. Inaugurado em 1842, funcionou por 18 anos. Vendido e transformado em armazém de açúcar, preservou apenas a sua fachada. Em 1981, realizada a primeira restauração, voltou a ser um espaço cênico. No ano de 1996, com a revitalização do Bairro do Recife, o teatro foi novamente restaurado e reequipado passando a constituir-se o Cine-Teatro Apolo, com programação alternativa, de segunda a quarta, com ingressos populares. Realiza constantemente mostras especiais.

Teatro Hermilo Borba Filho
Originalmente Centro Experimental Teatro Apolo, a partir da adaptação para espaço cênico de dois armazéns que ficavam nos fundos do Teatro Apolo, iniciou suas atividades, em 1987, com a montagem de O Balcão, de Jean Genet, com direção de Antonio Cadengue e atuação dos alunos do Curso de Formação do Ator, da UFPE. Após ampla reforma, foi reinaugurado em 1988, passando a levar o nome do dramaturgo pernambucano Hermilo Borba Filho uma justa homenagem, pelo extraordinário legado do artista ao teatro brasileiro.

Centro de Documentação Osman Lins
Criado em 1988, o Centro de Documentação Osman Lins é o primeiro centro de documentação especializada nas artes cênicas do Nordeste, atuando como referência para pesquisa na área. Tem por objetivo documentar ações e atividades de teatro e dança no Recife e a memória do Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo. O seu acervo é formado por livros, revistas, clippings, textos técnicos, textos teatrais, cartazes, programas, fotos e vídeos.

Projetos:
Dança Contemporânea
Oferece aos artistas da dança do Recife espaço favorável à criação e à reflexão, estimulando-os a transcenderem suas práticas e apresentando espetáculos de grande impacto na cena local.

O Solo do Outro
Visa Incentiva o intercâmbio e o aprimoramento entre os artistas da dança do Recife. Coreógrafos da cena recifense dialogam com outros artistas, através de experimentos coreográficos em diferentes estilos.

Mostra de Teatro Infantil
Proporciona aos artistas de teatro infantil e infanto-juvenil, oportunidade de criarem e pensarem criticamente a sua prática teatral, garantindo-lhes ainda apoio à manutenção da temporada.

Semana Hermilo Borba Filho
Além de prestar uma homenagem ao grande experimentador teatral pernambucano, registra e discute seu legado e processo criativo, em relação dialógica com a contemporaneidade artística.

Oficinas de Inverno
Promove a formação e a reciclagem na área das artes cênicas, através de oficinas ministradas por profissionais que desenvolvem trabalhos de investigação no cenário local, regional ou nacional.

O Aprendiz Encena
Estimula o aprimoramento da produção teatral recifense e promover oportunidades para troca de experiências entre artistas teatrais de diferentes gerações: de um lado, encenadores e encenadoras em início de carreira e do outro, atores e atrizes de carreira consolidada.

Residência Criativa
Acolhe grupos de dança e/ou teatro que estejam em processo de criação, oferecendo-lhes espaço para ensaios, pauta para estréia e temporada, assim como participação em oficinas, cursos ou workshops promovidos pelo Centro no período da residência.
Lançamentos de 2006:
Bonecos no Apolo-Hermilo
Promove a formação e o aprimoramento dos profissionais que atuam no segmento; a formação de platéia; o intercâmbio entre criadores; fomenta a produção local.

Leituras Dramáticas
O objetivo principal do Projeto é realizar leituras de mesa de textos teatrais, de forma sistemática - divulgando-os; formando platéia; oferecendo a estudantes e profissionais a oportunidade de aprimorarem os seus conhecimentos e a sua prática. Tendo como protagonistas o texto e a performance dos atores, o objeto de trabalho, a cada edição, será delimitado, a partir de estudos prévios, visando à definição do que se pretende focalizar, a exemplo de: temáticas, períodos ou movimentos; nova dramaturgia; obras de autores consagrados, pouco conhecidos; obras de difícil montagem.

Linguagens Fronteiriças
Tanto para a qualificação profissional quanto para a informação geral sobre arte, o Linguagens Fronteiriças consiste em um ciclo de estudos teóricos sobre teatro, dança e performance na medida em que suas produções resultam em trabalhos de interface entre si e com outras áreas.

Curso de Formação em Artes Cênicas - Didática da Encenação
Curso teórico-prático que consiste, em sua primeira versão, em um projeto integrado de oficinas - produção, direção, interpretação, iluminação, cenografia, indumentária e maquilagem - objetivando a construção e montagem de um espetáculo, a partir de estudos e pesquisas sobre a dramaturgia pernambucana. A linha - mestra do Curso é transformar a prática e a reflexão sobre o fazer teatral em didática da encenação.




Visite também:
Teatro Barreto Júnior
Teatro do Parque