SECRETARIA DE CULTURA DO RECIFE

FUNDAÇÃO DE CULTURA CIDADE DO RECIFE

Teatros

Teatro Barreto Júnior
Rua Estudante Jeremias Bastos, s/n - Pina

Com o fechamento de várias salas de cinema nos bairros do Recife, muitas pessoas perderam uma opção de divertimento cultural. Muitos destes cinemas foram demolidos ou encontram-se em ruínas. Um destino diferente teve o Cine-Atlântico, no Bairro do Pina.

Depois de desativado o espaço foi comprado pela Prefeitura ao grupo Luiz Severiano Ribeiro, em 1985. E com os trabalhos do arquiteto Erick Permann, o velho cinema transformou-se no Teatro Barreto Júnior, tendo sua fachada original preservada. Somente a partir de outubro de 1985, foram iniciadas as obras de restauração e construção do Barreto Júnior. E finalmente, a 30 de dezembro daquele ano, o primeiro teatro da Zona Sul da Cidade foi entregue a população, com a encenação do esptáculo Festança, do Mamulengo Só-Riso. Assim quase se cumprir o sonho do velho ator José do Rego Barreto Júnior; o de ter um teatro em Boa Viagem.


Teatro do Parque
Rua do Hospício, 81 - Boa Vista

Construído pelo comerciante português Bento de Aguiar, que investiu 200 contos de réis e entregou a decoração da casa aos pintores Henrique Elliot e Mário Nunes. O prédio, todo em art-nouveau, foi cuidadosamente projetado para oferecer mais conforto ao público de uma cidade tropical. Em 24 de agosto de 1915 o Teatro do Parque foi inaugurado com a apresentação da Companhia Portuguesa de Operetas e Revistas. Grandes companhias brasileiras passaram pelo palco do teatro, como as de Vicente Celestino e Alda Garrido, e as primeiras peças da parceria Samuel Campelo - Valdemar de Oliveira. Na época do cinema mudo, os filmes eram acompanhados por músicos que, depois, fizeram nome, como o maestro e compositor Nelson Ferreira.

Teatro do Parque fez parte também da consagração do cinema falado. De 1929 a 1959, o espaço foi arrendado ao grupo Luiz Severiano Ribeiro e lançava filmes da Disney e chanchadas brasileiras. Mas, graças a pressão da classe teatral, o prefeito Pelópidas da Silveira o desapropriou e promoveu uma reforma completa. A reinauguração aconteceu em 13 de setembro de 1959, com a peça Onde Canta o Sabiá, com direção de Hermilo Borba Filho. Em 1973, um convênio entre a gestão municipal e o Instituto Nacional de Cinema, o Parque foi transformado no primeiro cinema educativo permanente no Brasil.

Teatro do Parque hoje abriga a Banda da Cidade do Recife e continua promovendo sessões de cinema a preços populares, iniciativa elogiada nacionalmente. Seu palco continua aberto a apresentações de artes cênicas e música, e o jardim e o hall abrigam exposições das mais diversas.
 



Visite também:
Teatro Santa Isabel
Centro Cultural Apolo Hermilo