SECRETARIA DE CULTURA DO RECIFE

REFINARIA MULTICULTURAL SÍTIO TRINDADE

A Refinaria Multicultural do Sítio Trindade é um conjunto paisagístico localizado na Estrada do Arraial, nº 3259, no bairro de Casa Amarela. Ocupa uma área aproximada de 6,5 hectares (ou 65.000m2) estendendo-se até a Estrada do Encanamento, bairro do Parnamirim. Desapropriado e declarado de utilidade pública, em 1952, pela Prefeitura do Recife. Tombado em 1974 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Trata-se de um equipamento público apropriado para o desenvolvemto de ações de formação técnica e artística nas diversas linguagens culturais (música, artes plásticas, artes cênicas, audiovisual, literatura, design, entre outras). O espaço aglutina desde atividades educativas, artísticas, produtivas, comerciais, até as de entretenimento e lazer com o São João do Recife e Ciclo Natalino do Recife. Desenpenha um importante papel na cultura preservando e difundindo as raízes étnicas e antropológicas da nação e promovendo inserção social e dinamização econômica.

A concentração no entorno de diversificados grupos culturais além de contar com um centro de difusão cultural e anfiteatro, somado às características de sítio histórico e parque municipal em área de grande densidade habitacional, lhe confere grande potencial turístico, tornando-o um importante pólo cultural do Recife.

História
Não tendo como impedir a invasão dos holandeses, Matias de Albuquerque conclamou o povo a empreender resistência heróica, de sentimento nativista e cunho religioso – catolicismo versus calvinismo – em defesa da terra. Uma vez que não foi possível evitar a invasão, tudo deveria ser feito a fim de que o invasor ficasse confinado no litoral, impedindo-lhe o acesso ao interior em direção aos engenhos.

Para isto, (o sítio de Antonio de Abreu) um local estratégico com uma elevação foi escolhido: eqüidistante de Olinda (parte histórica) e Recife (Recife antigo), nele tendo sido construída a Capela do Bom Jesus, por ordem do ordem do padre jesuíta Manuel Fernandes.

Aí então foi erguida em taipa de pilão uma fortaleza que recebeu o nome de Arraial do Bom Jesus, mesmo nome da capela, para onde Felipe Camarão, mais tarde Dom Antonio Felipe Camarão, Governador e Capitão General de todos os índios do Estado do Brasil, comandando os índios; Henrique Dias, Governador dos negros e mulatos, comandando os negros; juntamente com Martin Soares Moreno entre outros e sob a liderança de Matias de Albuquerque resistiram e lutaram durante 5 anos, de 1630 a 1635.

Uma família de descendentes de italianos, Trindade Peretti, residente no local até a época da desapropriação, deu origem ao nome pelo qual é conhecido hoje: S í t i o T i n d a d e. Hoje, o Forte Real do Bom Jesus ou Arraial Velho do Bom Jesus está situado no Sítio da Trindade, Estrada do Arraial 3259, no Bairro de Casa Amarela. É uma área de lazer destinada a caminhadas, práticas desportivas e para a realização de atividades, dispõe de uma biblioteca virtual, cursos básicos de informática, eventos culturais e oficinas multicultural.

Fauna
Presença de pássaros devido à arborização - principalmente porque há plantas frutíferas. Algumas frutas: Cajá, Jaca, Jenipapo, Manga, Tamarindo etc.