SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER DO RECIFE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Em cada uma das 35 escolas municipais que oferecem 3º e 4º ciclos e nas duas escolas de ensino médio, estudantes estão vivenciando, desde 2005, proposta integrada ao Projeto de Educação Chico Mendes. Com a discussão de temas como Mudança Climática, Biodiversidade, Segurança Alimentar e Diversidade Étnico-Racial, na comunidade escolar, objetiva-se divulgar acordos internacionais, ouvir a voz dos adolescentes na construção de um futuro sustentável. O fortalecimento de debates e compromissos na escola concretizam-se com a implementação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) voltadas para elaboração e desenvolvimento da Agenda 21 em cada uma das unidades de ensino.

Escola Ambiental Águas do Capibaribe
Estudantes da Rede Municipal de Ensino vivenciam, em incursão pedagógica pelas águas do rio Capibaribe, temas relacionados à história e geografia da Cidade, condições de vida da população ribeirinha, ecossistema e preservação da natureza. O barco Escola Ambiental Águas do Capibaribe circula todos os dias, pela manhã e à tarde, com turmas de 50 estudantes, previamente agendadas pelas escolas da Rede Municipal. ainda promove o plantio de mudas de mangue, a introdução de alevinos e a soltura de De janeiro de 2004 a julho de 2006, mais de 34 mil estudantes, acompanhados por coordenadores e coordenadoras pedagógicos (as), professores, professoras e visitantes participaram do projeto Escola Ambiental Águas do Capibaribe. O projeto caranguejos no estuário do rio Pina.

Escola Mangue
Em convênio com a ONG Escola Mangue, a Secretaria de Educação oferece aulas diárias de complementação de aprendizagem e danças praieiras, além de discussões sobre questões ambientais a turmas da Colônia de Pescadores, em Brasília Teimosa. Também são promovidos encontros com pescadeiras das comunidades de Ilha de Deus, Coque, Pina e Brasília Teimosa, com a participação do Ibama. Os objetivos são gerar Redes Jovens do Mangue e ampliar discussões ecológicas sobre o Parque dos Manguezais.

Projeto Sala Verde
Fruto de parceira entre o Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife, a Sala Verde Josué de Castro oferece, para consulta, amplo material relacionado à educação ambiental (livros, fitas cassetes, CD- ROM, DVD). O lugar funciona como espaço para pesquisa não só aberto a professores(as) e estudantes da Rede Municipal, mas também a toda a comunidade. A Sala Verde Josué de Castro fica na Escola Ambiental Águas do Capibaribe, no CAP - Centro Administrativo Pedagógico, Ilha do Leite. O telefone de contato é (81) 3232.5968.

Rede dos Educadores e Educadoras Ambientais do Recife
Foi criada a partir do V Encontro Escolas Mangues, em junho de 2006, página na Internet que congrega informações, projetos e debates sobre temas relacionados a meio ambiente. Professores e professoras da Rede Municipal de Ensino e interessados participam de fóruns e divulgam seus projetos e experiências em sala de aula relacionados à temática ambiental. A Biblioteca Virtual, uma das seções do site, oferece livros para consulta online e traz sinopses de publicações disponíveis na Sala Verde. A Rede de Educadores pode ser acessada pelo endereço http://www.eproinfo.mec.gov.br/fra_eProinfo.php?opcao=4.