SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER DO RECIFE

Projetos e Ações
Bolsa Escola

Este Programa da Prefeitura do Recife, em parceria com o Governo Federal, incentiva e apóia as famílias a manterem suas crianças na escola. Para tanto, oferece uma bolsa de meio salário mínimo a famílias com um filho regularmente matriculado (de 06 a 15 anos de idade) e de um salário mínimo a famílias com mais de uma criança matriculada.

O Programa também acompanha as famílias beneficiadas: orienta sobre a documentação necessária e ajuda as famílias a adquiri-las; encaminha para tratamento casos de dependência de álcool e drogas ilícitas. Em parceira com o Programa Escola que Protege, o Bolsa Escola Municipal assiste a crianças vítimas de violência. Estimula o ingresso das mães em cursos de formação profissional e no Programa Brasil Alfabetizado; acompanha o desenvolvimento dos estudantes bolsistas; e promove eventos culturais para as famílias inscritas no Bolsa Escola. Desde 2003, mães, pais e crianças assistem a espetáculos gratuitos no Teatro Santa Isabel.

Com tudo isso, podemos dizer que o Bolsa Escola Municipal não só contribui para transferência de renda, mas também para melhoria da qualidade de vida dos recifenses.