SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER DO RECIFE

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Laboratórios de Informática nas Escolas
A utilização de tecnologias no processo de aprendizagem vem sendo desenvolvida com sensibilidade e atenção na Rede Municipal de Ensino, que se destaca na aplicação das escolas com laboratórios de informática nas diversas modalidades de ensino e nas políticas de inclusão social da Prefeitura do Recife. Até o momento, 117 unidades de ensino estão equipadas com Laboratórios de Informática para uso dos estudantes.

Telemática e Formação de Leitores
Essa ação envolve articulação das Bibliotecas com os Laboratórios de Informática das escolas municipais. Pela proposta, estudantes dos 1º e 2º ciclos trabalham livros de literatura brasileira e universal e trocam, via e-mail, conhecimentos e experiências com estudantes e professores de escolas de outras RPAs do Recife e até mesmo de outros países, como Portugal e França. O projeto prevê a participação de 15 escolas da Rede Municipal do Recife e duas de Olinda; 80 professores estão em processo de formação continuada, que envolve encontros presenciais e à distância.

Unidade de Tecnologia na Educação para a Cidadania (UTEC)
A Secretaria de Educação mantém, distribuídos em diferentes regiões da cidade, oito centros avançados de informática. As Unidades de Tecnologia oferecem à população e a alunos da Rede Municipal cursos básicos de informática e acesso a Biblioteca Virtual - Internet. Deficientes visuais dispõem de programa especial para navegação e utilização do computador e de impressora em braile. Tanto os professores da Escola Itinerante, quanto os das UTECs fazem curso de libras e recebem treinamento, por meio do Programa de Formação Continuada, para trabalhar com estudantes com deficiência específica. A cada ano, mais de dez mil pessoas participam dos cursos promovidos pelas UTEC e mais de 30 mil estão cadastradas na Biblioteca Virtual.

Recife.com.Jovem
A Secretaria de Educação também dispõe de 14 Unidades de Tecnologia na Educação para a Cidadania móveis (ônibus e módulos) que percorrem as comunidades oferecendo à população espaços de formação em informática e Internet. A Rede Municipal atua numa perspectiva de trabalhar junto à população os recursos tecnológicos como instrumentos para fortalecimento da cidadania e atendimento às demandas da comunidade. Cada veículo, climatizado e equipado com elevador para cadeirantes, computadores, TV, vídeo, som, scanner, impressoras, circula pelas RPA de acordo com as demandas das plenárias do Orçamento Participativo, permanecendo dois meses em cada local. Anualmente, a Prefeitura do Recife atende cerca de 14 mil pessoas em 24 comunidades.