SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER DO RECIFE

ESTÍMULO À LEITURA

Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores
Com o propósito de fazer da leitura, da produção textual e do exercício da criação, práticas constantes no cotidiano da escola e da vida e, com isso, ampliar o acesso das pessoas ao universo de informação e conhecimento, o Manuel Bandeira de Formação de Leitores desenvolve as seguintes ações:
  • Fomento e criação de Rede de Leitores
    Professores e alunos em Rede Compartilhada ocupam espaço virtual onde trocam correspondências sobre leituras de livros, trocam experiências e trabalham produção de texto de forma compartilhada e interativa.

  • Ampliação e diversificação dos acervos
    Os 144 mil alunos da Rede Municipal de Ensino receberam caixinha com livros de literatura com temas como Ética e Cidadania, Folclore Popular, Poesia e Meio Ambiente. Foram distribuídos, em 2006, mais de 400 mil livros aos estudantes das escolas municipais do Recife.

  • Concurso para Instalação ou Reestruturação de Bibliotecas
    Essa ação tem por objetivo renovar e ampliar bibliotecas e acervos das escolas municipais. Neste ano, marcado pelo enfoque na diversificação de acervo (livros, CDs, DVDs) e na articulação das bibliotecas com laboratórios de informática, foram selecionados 58 projetos para serem executados em 2006.

  • Ampliação de professoras de biblioteca
    Responsáveis pela dinamização da biblioteca, as professoras de biblioteca promovem atividades culturais e articulam a leitura com o projeto político-pedagógico da escola. A seleção desses educadores tem crescido a cada ano, em 2006 foram selecionadas oito novas professoras.

  • Formação Continuada de Mediadores de Leitura
    A Rede Municipal oferece formação continuada para 200 Mediadores de Leitura - 150 professores e 50 estagiários (universitários de Pedagogia, Letras, Artes, Música) - os quais realizam atividades com estudantes da Rede Municipal voltadas para ampliação da leitura e dinamização das bibliotecas.

  • Contadores(as) de Histórias Infantis
    Os/as contadores/as de histórias atuam na formação das crianças, mediando a relação dos estudantes com os livros e organizando Cantinhos de Leitura. O grupo de Contadoras de Histórias Infantis, composto de aproximadamente 50 professoras, é um dos resultados do processo de Formação de Leitores.

  • Linha editorial
    Um dos princípios da concepção de formação de leitores na Rede Municipal se refere ao desenvolvimento da autoria de professores e estudantes. Para dar concretude a este princípio foi criado um Conselho Editorial para selecionar e publicar de histórias produzidas e ilustradas por estudantes e professores. Estão previstas as publicações, para 2006, de quatro coletâneas de professores e quatro de estudantes.