SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER DO RECIFE

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Por reconhecer que o letramento é um processo contínuo e que envolve a inserção em redes de comunicação escrita, a Rede Municipal de Ensino do Recife oportuniza aos estudantes de 3° e 4° ciclos a possibilidade de envolvimento no projeto “Alfabetização e Letramento: compromisso de todas as áreas”. Contando com três focos de atuação - apropriação do sistema alfabético, desenvolvimento da fluência da leitura do texto escrito e compreensão do conteúdo presente na leitura - estagiários de cursos de licenciatura desenvolvem o projeto em 29 escolas, sob a coordenação e supervisão da Gerência de 3° e 4° Ciclos de Aprendizagem. Em articulação com o projeto MAIS e como parte da organização curricular por ciclos, esta proposta visa compor um momento que amplie as oportunidades de aprendizagem dos estudantes da rede.

BRASIL ALFABETIZADO

O Programa Brasil Alfabetizado, no Recife, vem sendo executado desde 2003 em todas as RPAs, buscando assegurar o processo de alfabetização para jovens e adultos a partir de 15 anos. A Prefeitura do Recife estabeleceu parceria com universidades públicas, a fim de executar esse Programa de autoria iniciativa do Ministério da Educação, e com organizações da sociedade civil que contribuem no processo de mobilização dos estudantes e formação dos alfabetizadores.

Estudantes universitários de diferentes áreas do conhecimento e educadores comunitários são responsáveis pelo monitoramento das turmas e participam de uma formação sistemática.

Em 2005, concluíram o curso 5.345 estudantes e, em 2006, contamos com quase 400 turmas, perfazendo um total de 9.824 alfabetizandos.

Destaca-se a articulação do Programa com o Ensino Municipal regular, mediante compromisso e empenho em absorver os estudantes egressos do Brasil Alfabetizado na Educação de Jovens e Adultos – módulo II, cujo atendimento vem sendo ampliado nesta gestão.

MAIS
A concepção de escola como espaço de apropriação de conhecimento e o respeito à singularidade caracterizam o Movimento de Aprendizagens Interativas (MAIS) que visa intensificar o processo de alfabetização, respeitando as diferenças de cada um na aprendizagem. Enfocando particularmente a compreensão e uso do sistema de escrita alfabética e a produção de textos, o MAIS oferece aos estudantes do 1º e 2º Ciclos e do 1° ano do 3° Ciclo de aprendizagem a oportunidade de realizar atividades pedagógicas interativas adequadas aos diversos momentos de construção da aprendizagem em que se encontram.

O MAIS envolve 300 estagiários do curso de Pedagogia, a equipe de da gerência do 1º e 2º ciclos, os/as coordenadores pedagógicos e os/as professores/as das escolas e vem sendo desenvolvido desde 2005 nas escolas da na Rede Municipal de Ensino.

O MAIS também oportuniza aos professores reflexões sobre sua prática docente, dentro do processo de formação continuada, que é oferecido no horário regular das aulas, sem prejuízo dos dias letivos assegurados no calendário escolar.