SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER DO RECIFE

REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Democratização do Acesso à Educação de Qualidade é uma das metas da Rede Municipal de Ensino do Recife que vem, desde 2002, investindo no acesso de crianças de seis anos ao ensino fundamental. O tempo da criança no ensino fundamental aumenta, assim, de oito para nove anos.

Crianças e jovens matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio e na Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino contam, além das atividades em sala de aula, de 20 horas/aula por semana (200 dias letivos), com Programas e Ações que atendem a necessidades especiais dos estudantes (educação inclusiva), melhoram a qualidade do aprendizado e ampliam o saber, tendo como pilares essenciais a formação continuada dos educadores e a valorização do espaço-tempo escolar no cotidiano da prática docente.

Mais de 144 mil estudantes estão matriculados nas escolas municipais, em diferentes etapas e modalidades de ensino, começando pela Educação Infantil (de 0 a 5 anos), que acolhe cerca de 17 mil crianças, dentre essas, mais de 6 mil nas creches municipais.

No Ensino Fundamental a matrícula é de quase cem mil crianças, e as duas escolas do Ensino Médio contam com aproximadamente 2 mil estudantes.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) possui mais de 25 mil estudantes, a maioria em horário noturno.

Crianças e jovens matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio da Rede Municipal de Ensino contam, além das atividades em sala de aula de 20 horas/aula por semana, com Programas e Ações que atendem a necessidades especiais dos alunos, melhoram a qualidade do aprendizado e ampliam o saber.

A Rede Municipal de Ensino do Recife apresenta a seguinte estrutura:
  • Educação Infantil
    Creches – 0 a 3 anos
    Pré-escola – 4 a 5 anos
  • Ensino Fundamental
    1º ciclo – 6 a 8 anos
    2º ciclo – 9 a 10 anos
    3º ciclo – 11 a 12 anos
    4º ciclo – 13 a 14 anos
  • Ensino Médio e EJA
    A partir de 15 anos
A fim de assegurar apoio social aos estudantes, sua inclusão e permanência nas unidades de ensino, sem deixar de lado a qualidade nas condições de aprendizagem, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer desenvolve ações de infra-estrutura e apoio social.

Foram inauguradas, em 2005, três novas escolas e uma creche municipais, e seis sedes escolares, que já estavam em funcionamento, passaram por reestruturação e reforma. Em 2006, estão sendo construídas três novas unidades educacionais e encontram-se em processo de reestruturação seis unidades educacionais, duas com previsão para serem inauguradas ainda este ano. Nove novos projetos de construção de escolas e um de creche estão em processo de licitação.

Na Educação Infantil, 24 creches passaram a atender sua própria demanda de Educação Infantil na perspectiva de implantação de Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIS).

Além disso, mais quatro salas de educação especial, voltadas para a Educação Especial, foram instaladas e, a fim de dar suporte ao processo de inclusão digital, 72 laboratórios de informática estão sendo implantados até o final do ano.

Além da manutenção do funcionamento das atividades educativas, realizando compra de material de limpeza, preparo e distribuição da merenda escolar, aquisição de materiais didáticos e entrega de fardamento escolar; são desenvolvidos projetos voltados ao apoio social das crianças e de suas famílias.

A Rede Municipal de Ensino do Recife dispõe hoje de:
  • 214 escolas
  • 58 creches
  • 19 escolas profissionalizantes
  • 119 escolas comunitárias conveniadas
  • 25 creches comunitárias conveniadas