Foto: Pio Figueiroa
SUPERSTIÇÕES E SIMPATIAS

Como surgiram as superstições, as crendices que circulam entre os velhos e moços é quase impossível registrar o como, o onde e o porquê, mas os velhos ditados populares, como reza a tradição oral, passa de geração a geração e dentre elas, lembramos algumas que também revelam o lado brincalhão e crente do homem nordestino.

... quem brinca com fogo mija na cama.
... quem queima os cabelos fica doido.
... quem apaga o fogo com água perde a sorte.
... o casal que pular a fogueira casará este ano.

Há quem acredita e há quem faz as simpatias por brincadeira, no clima da festa e ainda há quem sequer ouviu falar dessas crendices, mas a memória coletiva do povo registrou e hoje temos uma variedade de adivinhações e sortes, como pesquisou Leny de Amorim e Silva.

Para arrumar um bom casamento

Embrulhe 16 folhas de laranjeiras com um pedaço de papel escrito com o seu nome e guarde debaixo do colchão por 16 dias seguidos. Depois separe oito folhas e deposite aos pés de Santo Antônio numa igreja. Com as oito folhas restantes faça uma espécie de chá, adicione mel e perfume verbena, e tome um banho do pescoço para baixo. Mas não jogue fora essas folhas. Elas devem ser colocadas nos pés de Santo Antônio no momento em que estiver sendo realizado um casamento. É importante que você faça com muita fé.

Oração das moças

Ao levantar:
Dai-me um marido , Senhor!
De mim tendes piedade!
Bem sabeis meu Deus, que o peço
Com muita necessidade!
Ao deitar:
Toda noite me pertubas
o meu sono, amor ladino!
Vens visitar-me travesso...
Mas por que és tão pequenino?