O FANDANGO
José Maria Tenório Rocha

Fandango é um espetáculo popular que soma: romance, dança, música, anedotas, ditos, lendas e orações. A brincadeira desenvolve-se em um tablado armado no pátio de uma festa , na calçada de uma igreja ou em um barco alegórico, às vezes na beira de uma praia. Os atores vestem-se de branco como marinheiros. Cantam, dançam e gritam ao som de instrumentos de corda fazendo a percussão com um sapateado próprio.

Temos com o Fandango a herança ibérica mais rica e mais viva ainda em nossa cultura popular. Data do início do século passado. Fazia-se fandango em cidades e vilas do litoral da Zona da Mata e até no Sertão. Restam alguns grupos, ora quase extintos, ora prontos para mais uma temporada. Seus nomes variam conforme a localização : Marujada, Barca, Chegança de Marujos, Nau Catarineta.

O Fandango tem sempre um cortejo inicial, como no teatro grego, cantando e recitando episódios da vida marítima: uma nau sofreu os efeitos de uma tempestade e vagou errante durante 7 anos e 1 dia. A fome ataca a todos. Na sorte, escolhe-se um tripulante que, morto, saciará a fome dos demais. Antes de executarem o General, que foi sorteado, Nosso Senhor faz o milagre de chegarem todos vivos em terra de Espanha, enquanto o Satanás, encarnando-se no Gajeiro de proa, tudo faz para impedir que isso aconteça. Os outros atores: Mestre Capitão, Comandante, Piloto, Cirurgião, Sabóia, Marujos e os palhaços Vassoura, Ermitão e Ração. Podemos assistir a um Fandango na época natalina no Recife (Sítio Trindade e Mustardinha), Nazaré da Mata, Carpina, Itamaracá, Cabedelo (PB) e Maceió (AL).