Dengue - Prefeitura do Recife

Dez minutos por semana é o tempo necessário para eliminar focos da dengue

Dez minutos por semana. Esse é o tempo suficiente para a população poder eliminar os focos do mosquito da dengue. Quem dá a orientação é a Prefeitura do Recife, por meio da campanha "10 Minutinhos e Adeus, Dengue". A recomendação é importante, tendo em vista que 80% dos criadouros estão dentro das residências. "A população deve retirar todo o material que possa acumular água de chuva, como copos descartáveis, latas, baldes e pratos de plantas, principalmente agora com as chuvas. Com o esforço de todos, poderemos reduzir a população de mosquitos, prevenindo casos de dengue", ressalta a secretária de Saúde do Recife, Tereza Campos.

O alerta é importante. Os ovos do mosquito, que muita gente não vê nos vasilhames, podem ficar sem contato com a água por mais de um ano, sem qualquer problema. Quando ocorrer a chuva, a água pode levar à formação de criadouros e liberação das larvas desses ovos aderidos nos recipientes. Geralmente, os reservatórios de água representam o maior percentual de criadouros do mosquito: vai de 70% a 80% do total. "Por isso, é importante que os reservatórios sejam limpos e mantidos vedados sempre para não causar a proliferação de focos do mosquito", reforça Tereza Campos.

A limpeza da população deve ser cuidadosa a fim de eliminar os ovos do mosquito. Para isso, deve-se aplicar água sanitária nas paredes internas do reservatório de água e escovar para retirar o lodo. O lodo deve ser retirado, colocado em outro recipiente e deixado de molho na água sanitária de 24 a 48 horas para exterminar os ovos. Depois desse período, o lodo pode ser eliminado, preferencialmente na areia. Outras orientações importantes são limpar as calhas e lajes e colocar areia nos pratos e vasos de plantas. "Com esses cuidados, a população reduz o risco de ter mosquito dentro de casa e, conseqüentemente, o risco de transmissão de dengue", garante a diretora de Vigilância à Saúde do Recife, Adeilza Ferraz.

Abaixo, seguem as dicas básicas que devem ser vistas pelas pessoas durante o monitoramento semanal em suas residências:

Nos jardins e quintais:

  • Limpar e vedar os reservatórios;
  • Retirar os recipientes que possam acumular água, como pneus, baldes, latas e pratos e vasos de plantas, mantendo-os protegidos das chuvas;
  • Limpar as calhas.

    Dentro de casa:

    • Colocar areia nos pratos e vasos de plantas
    • Só cultivar plantas em areia
    Na construção civil também deve ser monitorado:
    • Não permitir acúmulo de água por uma semana em lajes
    • Caixas de água abertas
    • Deve haver uma equipe da empresa que fique atenta aos focos de dengue

    Para Proprietários com imóveis fechados:

    • Realizar limpeza semanal
    • Manter vasos sanitários e outras estruturas que possam acumular água, fechados ou vedados.