Dengue - Prefeitura do Recife

Coleta de pneus combate a dengue e a poluição do solo

Tradicionais vilões no combate à dengue, os pneus têm um destino ecologicamente correto na capital pernambucana. Isso porque a Prefeitura do Recife encontrou uma maneira diferente de reaproveitar esses objetos. A Secretaria Municipal de Saúde, diariamente, recolhe pneus que são transformados em galerias para tratamento de chorume (líquido proveniente do lixo), ajudando a combater a poluição do solo do Aterro Controlado da Muribeca. Parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, a ação tem o objetivo de evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, além de outros insetos e roedores.

Três caminhões do Programa de Saúde Ambiental percorrem borracharias, ferros-velhos e locais afins, onde esse tipo de produto é facilmente encontrável. Em média, de 75 a 100 pneus são enviados por dia até o aterro. Lá, cada pneu é enterrado nas células de tratamento do lixo lado a lado, formando uma espécie de canal que escoa o chorume para as estações de filtragem. O resultado é que o líquido tóxico que poderia contaminar o subsolo é captado e levado até estações sem entrar em contato com a natureza. Bem-sucedida, a empreitada angariou cerca de 179 mil unidades desde 2005.

"Pneus são ideais para a proliferação do mosquito da dengue porque acumulam água e possuem estrutura que oferece sombra, tudo que o Aedes aegypti precisa para garantir a sua reprodução", diz o gerente do Programa de Saúde Ambiental, Otoniel Barros. A destinação adequada dos pneus é uma das orientações de rotina dos agentes de saúde ambiental do Recife. As equipes, que visitam cada domicílio de dois em dois meses, também respondem pela observação de fatores ambientais que possam afetar a saúde, como lixo, alagamentos, esgotos, entre outros.

De acordo com o gerente operacional do Aterro da Muribeca, Washington Farias, o emprego de pneus no tratamento do chorume tem gerado economia para os cofres da Prefeitura. "Em vez de comprarmos tubos de concreto para drenar o chorume, utilizamos este material. É uma solução de baixo custo e eficiente, inclusive, aprovada por instituições como a UFPE", avalia Farias. O Aterro Controlado da Muribeca iniciou sua operação em 1985 sob administração do Governo do Estado. Com área de 62 hectares, o aterro hoje tem a administração compartilhada entre as prefeituras do Recife, Jaboatão dos Guararapes e o governo estadual. São depositados no local, em média, 2,1 mil toneladas de lixo provenientes das cidades do Recife e de Moreno.

Colaboração - Neste trabalho de recolhimento, a Prefeitura ressalta que a participação das pessoas é fundamental justamente na informação dos locais onde possa haver pneus. "A população deve colaborar conosco avisando ao agente de saúde ambiental da sua comunidade sobre a existência de peças do tipo ou entrando em contato com a Ouvidoria Municipal de Saúde para solicitar a coleta do objeto", informou Otoniel Barros. O número da Ouvidoria é o 0800.281.1520. A ligação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 7h às 19h.