Dengue - Prefeitura do Recife

Lixo mal descartado pode virar foco de dengue

O acondicionamento correto do lixo também é uma forma de combate à dengue. A dica é da Prefeitura do Recife, que chama a atenção para a possibilidade de o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença, instalar seus criadouros na água acumulada em sacos mal fechados ou restos descartados de maneira inadequada.

Segundo o gerente do Programa de Saúde Ambiental do Recife, Otoniel Barros, o risco existe e deve ser evitado. ?Cascas de ovos, tampas de garrafa, latas, garrafas e materiais descartáveis estão entre os resíduos domésticos que podem servir de recipiente para o mosquito depositar seus ovos. É preciso amarrar bem os entulhos ou despejá-los somente em recipientes com tampas?, destacou.

O presidente da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Carlos Muniz, ensina que a população deve primeiro separar o lixo comum do reciclável. Em uma só sacola, pode-se colocar o material reciclável como metais, plásticos, papel e vidro. ?Esse é o momento de ter mais atenção. Potes, vasilhas, copos, garrafas, todos devem ser colocados secos e fechados dentro do saco?, destaca Muniz, ressaltando que o ideal é dar dois nóis na hora de fechar as bolsas plásticas.

Outra atitude importante é os moradores só colocarem o lixo nas ruas, no dia da coleta e no horário próximo ao do caminhão compactador passar na via. ?Isso evita que animais rasguem o saco e espalhem o material na rua, podendo virar um foco de dengue?, explica Muniz. Caso a população tenha dúvidas sobre o dia da coleta em sua rua ou sobre a forma correta de acondicionar o lixo pode ligar para o 156 ou enviar um e-mail para a Emlurb, através do endereço dlu@recife.pe.gov.br.

Saiba mais - O mosquito da dengue vive cerca de 35 dias e põe uma média de 250 a 300 ovos, mesmo numa quantidade pequena de água. Os ovos podem se desenvolver ainda que fiquem mais de um ano sem contato com o líquido. Como o ciclo do inseto dura de nove a 12 dias, a Secretaria Municipal de Saúde lançou a campanha '10 minutinhos e adeus, dengue!', que estimula a população a dedicar um tempo mínimo toda semana para buscar e eliminar possíveis focos da doença em casa e no trabalho.

A dengue é causada por quatro tipos de vírus, dos quais três estão em circulação em Pernambuco. Incidente em países tropicais como o Brasil, a enfermidade é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O inseto é conhecido por apresentar riscas brancas nas patas e por picar no fim da tarde e no início da manhã. No tipo clássico, a virose costuma causar febre; falta de apetite; indisposição; enjôos; manchas vermelhas na pele; e dores de cabeça, musculares, nas articulações e atrás dos olhos. Na forma hemorrágica - mais grave -, além dos sintomas típicos, ela pode provocar sangramento em locais como nariz e gengivas, entre outras partes.

O que se pode reciclar? - Atualmente, é possível reciclar os objetos feitos de metal, plástico, papel e vidro. No caso dos metais, muitos produtos podem ser reaproveitados, sejam eles de alumínio, aço ou ferro. Embora possa não parecer, eles estão sempre presentes nas residências na forma de panelas, latas, grampos, parafusos, pregos, ferramentas, clips e outros utensílios.

O mesmo vale para os plásticos. Além da famosa garrafa pets, pode-se destinar à coleta seletiva todas as embalagens plásticas que acompanham os alimentos e os produtos industrializados, inclusive os copos descartáveis. O papel também é amplamente aproveitado na coleta seletiva, existindo apenas duas exceções: o papel carbono e o higiênico. Já vidro merece um pouco mais de atenção. Só é possível reciclar o vidro comum. Vidros temperados e espelhos não podem. Portanto, ficam de fora os objetos como boxes, louças e lâmpadas.