intervenções na orla de brasília teimosa

A urbanização de Brasília Teimosa traz um visual absolutamente novo para o litoral recifense. A faixa de terra vai da nova avenida até o antigo muro de contenção das ondas, que passará a conter o mar (formando o que se denomina praia-seca). Em média, serão 40 metros de largura, em uma extensão de 1,3 quilômetro. A cidade ganha mais uma opção de lazer para a população do bairro e mais um ponto turístico para atrair investimentos e visitantes.

Regeneração Ambiental da Praia

A área de Brasília Teimosa representa a continuidade das praias de Boa Viagem e Pina, caracterizada pela presença de uma linha contínua de recifes, paralela à costa e situada muito próximo à praia, que serviu de subsídio para a construção de um muro de contenção do mar com a finalidade de assegurar sua estabilidade. A ocupação indevida da praia e o desgaste das estruturas de proteção existentes (quebra-mar e enrocamento) resultaram no comprometimento das condições ambientais e de estabilidade da praia. A solução adotada recupera e amplia o muro existente e estruturas complementares.

Em paralelo às obras de contenção, um aterro hidráulico será executado na faixa entre o quebra-mar e a via litorânea prevista no projeto de urbanização da orla. Neste aterro serão utilizados aproximadamente 70 mil m² de sedimentos marinhos, extraídas de jazidas localizadas a leste dos recifes submersos.

Avenida Brasília Formosa

Para garantir o pleno uso da orla marítima como espaço público para uso coletivo, o projeto urbanístico propõe a implantação de uma via com ciclovia litorânea, permitindo a continuidade da circulação de pedestres e veículos ao longo das praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa.

A implantação desse trecho viário faz parte do plano de circulação viária para o bairro, com a implantação da via de contorno englobando as orlas marítimas e fluvial. Com início em frente à Praça da Colônia dos Pescadores e final na praia do Buraco da Velha, a avenida Brasília Formosa tem extensão de aproximadamente 1,3 km e largura total de 14 metros, contando com duas faixas de rolamento, ciclovia e calçadas. Além de permitir a circulação ao longo da beira-mar, a ligação da via litorânea com algumas vias transversais existentes, melhora as condições de mobilidade de pedestres e veículos, notadamente entre a área central do bairro e a praia.

Juntamente com a intervenção viária, o plano urbanístico apresenta solução para a urbanização das áreas remanescentes nas cabeças de quadras, que resultará na remoção de habitações de risco. Essas áreas remanescentes serão destinadas à implantação de áreas verdes e de lazer (ginástica, playground, pista de skate, quiosques) equipamentos públicos, e estacionamento ao longo da orla.