vida melhor

Para dona Palmira Maria dos Santos, 66 anos, residente no local desde 1958, a casa nova é um sonho. “Há muito tempo esperava por essa mudança. Não tenho palavras para definir o que estou sentindo. É uma maravilha”, declarou emocionada.

Para a dona-de-casa Severina Célia Pessoa dos Santos, a retirada da palafita na comunidade José de Holanda é um presente de aniversário que demorou a vida inteira para chegar. A dona-de-casa completa 60 anos de idade no mês de julho, e diz que seu melhor presente foi a mudança para um dos apartamentos do Conjunto Residencial da Torre. “Moro aqui desde que nasci. Outros governos retiraram famílias para Dois Unidos e Engenho Maranguape, mas para mim foram só promessas. Agora vou sair mesmo”.

Maria de Lourdes da Silva, que morava na comunidade de Arlindo Gouveia há mais de 15 anos, revelou que “quando a maré fica cheia, ratos mortos ficavam debaixo de nossos barracos e o cheiro ruim é insuportável. Também convivemos com baratas e cupim. Sair deste ambiente é uma das coisas melhores que a Prefeitura poderia fazer”, afirmou.

Josiane Elias de Araújo, aos 28 anos, demonstra a esperança de uma vida melhor. Há oito meses, ela está grávida de Júlia Vitória. “A gente morava num quarto pequeno e agora vamos para um maior. A minha filha vai ter um quarto só para ela, coisa que eu nunca tive”, conta.

A estudante Joseneide Edineide da Silva, de 15 anos, ex-moradora da Arlindo Gouveia, mudou-se para o conjunto e viu uma transformação em sua vida. “Aqui está muito melhor, mais calmo. Lá onde eu morava tinha muito barulho”, disse.

A assistente de serviços gerais Maria Lúcia da Silva agora tem endereço digno e certo: rua José de Holanda, s/n, Conjunto Habitacional da Torre, Aptº 006, bloco “D”, Torre. Ele morava havia três anos nas palafitas que margeiam o rio Capibaribe, na Madalena. “Quando a maré enchia, minha casa inundava. Agora estou feliz. Recebi este apartamento novinho, visitado pelo presidente. Não vou esquecer nunca mais esta cena: o próprio Lula, aqui dentro da minha casa, me entregando a chave”, comemorou Maria Lúcia.