Apresentação

O Recife está pronto para brincar o mais autêntico São João de sua história. São quatro arraiais instalados pela Prefeitura: Praça do Arsenal, Rua da Tomazina, Pátio de São Pedro e Sítio da Trindade. São 24 dias de festas, com 168 artistas fazendo 215 apresentações. A exemplo dos últimos anos, a Prefeitura do Recife está investindo na valorização dos ritmos regionais e na tradição dos festejos juninos genuinamente pernambucanos. Este é o São João da valorização da prata da casa, dos seus artistas, compositores mirins e poetas, a começar pela grande homenageada da festa, a forrozeira, cantora, compositora e primeira mulher a tocar uma sanfona de oito baixos: Chiquinha Gonzaga, irmã do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Além dos pólos que patrocina, a Prefeitura do Recife apóia cerca de 200 arraiais localizados em várias comunidades, como nos bairros de Campo Grande, Ibura, Dois Unidos, Jardim São Paulo, Avenida do Forte, entre outros.

Abertura - No dia 10 o forró começa no Pátio de São Pedro, mas a abertura oficial é no sábado, dia 11, às 20h, no Sítio da Trindade, onde a grande homenageada, Chiquinha Gonzaga, recebe placa comemorativa das mãos do prefeito João Paulo e, para brindar, ela faz grandioso show. Em seguida, Marinês e Sua Gente comanda a animação.

O Sítio da Trindade vai ter a programação mais longa do São João, com os festejos indo até o dia 3 de julho. O local, transformado num imenso arraial, reunirá todas as tradições do período junino, com muitas barracas de comidas e bebidas típicas. O Sítio é um dos arraiais que concentram maior número de pessoas.

Inovação – Os quatro arraiais (Praça do Arsenal, Pátio de São Pedro, Sítio da Trindade e Rua da Tomazina) se tornarão verdadeiros salões de festa, pois serão cobertos por imensos toldos com a finalidade de manter a animação dos forrozeiros, mesmo se a chuva cair.

A Frevioca, que no São João ganha decoração junina e se transforma em Forrovioca, vai animar a festa em diversas comunidades. A animação está garantida, ainda, com o concurso de quadrilhas juninas nas categorias adulto e infantil. A festa está só começando e numa profusão de cultura e ritmos que só o Nordeste tem: forró, coco, xote, xaxado, baião, ciranda e marujada, com variadíssima programação para todos os gostos e bolsos, inclusive para o público jovem, como na Rua da Tomazina, que oferece alternativa musical com rock, samba-rock, manguebeat e DJs. O público infantil também não foi esquecido, com o Sítio da Trindade e a Praça do Arsenal garantido a alegria da criançada. Agora é só preparar a alegria porque a festa já está garantida. Um ótimo São João!