Resistência

Sincretismo
A devoção aos santos católicos é inspirada na história das suas vidas e dos seus milagres. Conduz a receitas colhidas com a prática, sobre o amor, a saúde, o trabalho, as finanças, os estudos e até as causas impossíveis. Todo aquele que já alcançou uma graça conhece o seu poder transformador. A devoção é, assim, uma forma emblemática de manifestação.

Desde os primeiros anos da colonização do Brasil que os festejos portugueses envolvem a população brasileira e os índios, nossos primeiros habitantes, que já conviviam e admiravam tais novidades. A própria catequese ocorreu a partir de encenações que divulgavam a vida, os milagres e as personalidades dos santos. Cantigas e dramas eram realizados com intuito de difundir e fixar na alma do povo o ideal católico.

Diante da repressão contra as religiões africanas, situações de resistência e busca contínua de identidade levaram os negros ao sincretismo e à representação das suas divindades (os orixás), através de uma correlação com os santos católicos.

Acorda Povo
No Acorda Povo, uma das poucas procissões, senão a única, cantada e dançada tradicionalmente, os cortejos visitavam os terreiros de candomblé existentes na redondeza, numa clara homenagem a Xangô.

São José é o anfitrião, São João traz a boa nova, Santo Antônio benze os pães dos pobres, a casa os solteiros; São Pedro guia os pescadores, protege a casa, cuida das chuvas e abre as portas do céu. Nesse universo convivem as rezas, as ladainhas, as trezenas, os terços e as preces para alcançar graças. Pois, como diz o compositor andar com fé eu vou que a fé não costuma falhar.

Festividades
Fazendo parte das festividades, a quadrilha matuta apresentava-se durante os festejos em homenagem aos casamentos, algumas vezes até mesmo em desfiles pelas ruas, onde se podiam ver os noivos, os convidados e a própria quadrilha.

Do sagrado ao profano, tudo é comemoração, festa e louvor.
Contemporaneamente não se faz necessária a cerimônia em si, pois no contexto urbano as influências e tendências fizeram com que ocorresse, sim, a representação do casamento como encenação: os jovens quadrilheiros brincam com muita liberdade e malícia com a instituição do casamento. Tal representação acaba por reforçar os papéis sociais e os valores da moral tradicional. É através do processo evolutivo, sofrido pelas quadrilhas juninas, que passam de matutas para estilizadas e depois para recriadas, que observamos as inserções e o clima de espetáculo, definindo a quadrilha.

Dança que veio do salão para os clubes populares, atingiu a região rural, voltou para as cidades, foi nobre e popular, hoje busca nas raízes nordestinas os elementos do ciclo junino para desenvolver seus temas e assegurar nossa cultura.