Os símbolos juninos

Muitos são os símbolos e dentre eles a fogueira é o mais expressivo, partindo dele para os fogos de artifício. Segundo vários estudiosos, os rituais de fogo e fertilidade presentes nos festejos têm estreita relação com o sexo. Não necessariamente com o prazer sexual, mas com a fertilidade humana.

Período de encontro, a festa é o momento em que todos privilegiam o divertimento. Os pais relaxam e os jovens ficam soltos para participar das brincadeiras, dos ensaios e da preparação das festas. Ocorre o envolvimento entre os adolescentes, namoros, oportunidade de casamentos e um especial momento de socialização, descoberta do outro e do amor. O espírito de licença da festa faz com que os pais aceitem sem maiores dificuldades.

No Brasil, a festa, de caráter agrário, vem perdendo muito de suas características, quando vivida nos centros urbanos. No Nordeste, os ritos estão diretamente ligados ao início da colheita do milho e aos atos devocionais; no Centro-Sul considera-se que não aconteceu um restabelecimento das festas juninas aos ritos agrícolas, mas só aos ritos devocionais.

Grande é a influência dos cultos afro-brasileiros nos festejos. Nos meses de Junho, os terreiros de candomblé, ou mesmo na umbanda, homenageiam Xangô.

Além da religiosidade, sofremos grande influência dos costumes negros na culinária junina.