SECRETARIA DE CULTURA DO RECIFE

FUNDAÇÃO DE CULTURA CIDADE DO RECIFE

ÁREAS CULTURAIS

Bibliotecas

As Bibliotecas de Casa Amarela e Afogados atendem não só às comunidades que formam o seu entorno, mas também toda a Região Metropolitana do Recife. Cada biblioteca tem uma clientela que gira em torno de 40.000 pessoas/ano e emprestam em média 800 livros mensalmente. A clientela é formada em sua maioria por estudantes de primeiro e segundo graus, estudantes de concurso, leitores de jornal, professores, entre outros.

MISSÃO
Promover cultura, estimular e desenvolver o gosto pela leitura e fruição dos bens culturais.

HISTÓRICO
Implantadas pela Prefeitura da Cidade do Recife através da DDC (Diretoria de Documentação e Cultura) na década de 50, as bibliotecas foram uma referência cultural, marco importante na sociedade da época enquanto centros de acesso à produção intelectual nacional, acesso à literatura estrangeira e ao livro enquanto fonte de pesquisa, informação e fruição, bem como ao convívio social e intelectual num ambiente prazeroso e de forma gratuita.

Com a criação da Fundação de Cultura Cidade do Recife em 26 de abril de 1979, as Bibliotecas passaram a integrar o seu patrimônio, estando ligadas à Gerência de Centros de Pesquisa e Formação Cultural – GOCPFC que por sua vez está ligada à Diretoria de Gerência de Equipamentos Culturais – DGEC.

A Biblioteca Popular de Afogados teve a sua instalação autorizada em 05 de março de 1952, pela Prefeitura da Cidade do Recife, através da Lei n° 1696. O projeto e a construção do edifício esteve sob os cuidados do arquiteto Fernando Menezes da Prefeitura, enquanto o mobiliário foi desenhado por Aloísio Magalhães.

A Biblioteca Popular de Casa Amarela foi autorizada através da Lei n° 436 de 1949 pela Prefeitura da Cidade do Recife, e sua construção projetada pelo arquiteto Heitor Maia Neto. Recentemente a Biblioteca recebeu o nome de Jornalista Alcides Lopes, através do projeto de Lei 17119 sancionado pelo Prefeito João Paulo em 17 de outubro de 2005.

ACERVOS
Coleção geral - As Bibliotecas possuem um acervo abrangente, são em média, 16.000 volumes em Afogados e 14.000 em Casa Amarela, entre livros didáticos, técnicos, universitários, crônicas, biografias, literatura brasileira e clássicos da literatura universal em todos os gêneros, ficção infantil e juvenil, livros de arte, filosofia e demais áreas do conhecimento. Referência – Enciclopédias, dicionários, almanaques, diversos. Periódicos - Assinaturas de jornais locais, jornal de concursos, revistas de circulação semanal além de títulos especiais. As Bibliotecas são de livre acesso, todos os livros estão destinados à pesquisa local e, em sua maioria, ao empréstimo domiciliar através de cadastro prévio, franqueado a qualquer pessoa.

SERVIÇOS
Empréstimo de livros, visita monitorada, apoio à pesquisa escolar e acesso gratuito à Internet são alguns dos serviços que as Bibliotecas oferecem.

AÇÃO CULTURAL
Ao longo do tempo as Bibliotecas vêm promovendo inúmeras atividades culturais, lúdicas e educativas, envolvendo palestras, seminários, fóruns de leitura, exibições de vídeos, hora do conto, exposições de arte, oficinas literárias, oficinas e torneios de xadrez recitais, concursos entre outros, atingindo desde o público infantil, a estudantes, profissionais de educação e população em geral, cada um em busca dos seus interesses seja profissional, informativo ou recreativo. Algumas dessas ações já fazem parte do calendário cultural das Bibliotecas, a saber, o Concurso Anual de Poesia de Afogados, em nível nacional, este ano em sua 9ª versão - homenageando a pernambucana Ladjane Bandeira, cujo resultado é a edição de uma coletânea composta de 50 poesias de 10 poetas selecionados; e o Projeto Invenção de Poesia – encontro mensal de poetas completando dois anos de atividades cujo resultado também está na publicação da Coletânea da Oficina de Iniciação à poética (Cadernos de Poesias,1) e Vitrine do mês – homenagem a um escritor ou artista pernambucano com exposição de sua obra, acontecendo também mensalmente em Casa Amarela.

FUNCIONAMENTO
Dotadas de espaço físico e mobiliário confortável, auditório com capacidade pra 62 lugares em Afogados e 30 em Casa Amarela, as Bibliotecas foram reformadas recentemente pela Prefeitura da Cidade do Recife – gestão do prefeito João Paulo, ganhando novo mobiliário através de um convênio com o Instituto Alcoa.

Atendem em horário ininterrupto de segunda à sexta-feira, no horário das 8:00 às 17:30.

ENDEREÇOS

Biblioteca Popular de Afogados R. Jacira, s/n – Afogados,
situa-se entre as pontes Motocolombó e Gilberto Freyre
Informações: (81)3428 4933 / Fax: 3232 2430

Biblioteca Popular de Casa Amarela / Jornalista Alcides Lopes
R. Major Afonso Leal, s/n – Casa Amarela
Informações: (81) 3232.4411