serviços .. documentação e formação cultural


 

 




FUNDAÇÃO DE CULTURA CIDADE DO RECIFE

Departamento de Documentação e Formação Cultural - DDFC
E-mail: ddocfccr@recife.pe.gov.br
Fone: 3425-8048

Os objetivos do Departamento de Documentação e Formação Cultural - DDFC - da Fundação de Cultura visam diagnosticar as necessidades no segmento da produção cultural popular para serem estabelecidas políticas que atendam adequadamente às demandas da comunidade, valorizando e fortalecendo a produção cultural da cidade do Recife.

Pesquisa
O DDFC realiza pesquisas sobre vários segmentos culturais presentes no Recife. Os resultados das pesquisas são publicados e servem de base para estabelecer projetos culturais adequados.

Nações de Maracatu do Recife
Levantamento documental das nações de maracatu do Recife.

Brincantes(site)
Pesquisa de manifestações culturais populares para encarte no Jornal do Commercio.

Quadrilha Junina História e Atualidade - um movimento que não é só imagem
Pesquisa com quadrilhas juninas do Recife e Região Metropolitana, participantes do Festival de Quadrilhas Juninas da Fundação de Cultura, no período 1999 a 2002.

Agremiações carnavalescas do Recife - diagnóstico sócio-cultural.
Pesquisa com agremiações carnavalescas do Recife, nas suas diversas modalidades: maracatus de baque solto e de baque virado, bois de carnaval, ursos, clubes de frevo, troças carnavalescas, escolas de samba, blocos carnavalescos, afoxés, clubes de bonecos, caboclinhos e tribos de índios

Histórias do Recife
Levantamento da história da cidade, numa concepção linear, abordando o cotidiano e o desenvolvimento urbano da cidade, de 1500 até a atualidade.

Publicações a disposição da população
Essas pesquisas podem ser consultadas por qualquer pessoa através de algumas publicações:

  • O Recife - histórias de uma cidade
  • Encarte Cultural Brincantes
  • Quadrilha Junina - história e atualidade (um movimento que não é só imagem).

Concurso de quadrilhas juninas
O DDFC organiza e promove, durante os festejos juninos, um concurso de quadrilhas buscando incentivar e valorizar esta importante expressão cultural. No concurso de 2002 participaram 64 quadrilhas juvenis-adultas e 24 quadrilhas infantis, sendo compostas em média de 100 jovens por grupo e 50 crianças, dos bairros do Recife e Região Metropolitana.

Divisão de Formação

Cursos e Oficinas nas mais diversas áreas da produção artística, realizados no MAMAM (rua da Aurora, 265 - Boa Vista).

Núcleo da Cultura Afro-Brasileira (alguns folderes)

O DDFC, através do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira, desenvolve trabalhos diversos nesta área. O núcleo é responsável por pesquisas sobre as manifestações culturais e monumentos relevantes para comunidade negra. Faz um levantamento do Afoxés do Recife e Região Metropolitana e o acompanhamento das intervenções no monumento Cruz do Patrão fazem parte dessa iniciativa. Durante o carnaval, organiza a programação do Pólo Afro, no Pátio do Terço, da qual faz parte a tradicional Noite dos Tambores Silenciosos.

O Núcleo de Cultura Afro-Brasileira também presta apoio e assessoria a entidades afro-brasileiras, entre elas, ao MNU - Movimento Negro Unificado na produção do Projeto Terça Negra e ao Maracatu Estrela Brilhante em oficinas de maracatus. No Mês da Consciência Negra articula eventos político-culturais em parceria com ONGS e outras Instituições. Também estimula e organiza oficinas de percussão e dança afro, entre outras.

Algumas iniciativas do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira:

Projeto O Terço do Reggae
  • Atividade mensal de encontros com bandas de reggae e evento público mensal.

Projeto Assumindo Nossa História

  • Homenagem a Solano Trindade
  • Lançamento de Cartaz e Folder;
  • Recital de Poesia;
  • Oficinas com educadores e entidades de cultura afro.

Exposições sobre manifestações afro-brasileiras

  • Levantamento documental das nações de maracatu do Recife. (em parceria com a divisão de pesquisa).