serviços .. multimeios


 

 




Divisão de Multimeios

Pelo organograma atual, esta chefia planeja tudo o que diz respeito a cinema, vídeo e fotografia, no âmbito municipal.

Ligada à Fundação de Cultura Cidade do Recife, a divisão administra a programação de cinema dos Cineteatros do Parque e Apolo, o acervo de filmes e vídeos da FCCR, bem como sugere projetos a serem realizados na cidade, a exemplo, da coordenação de audiovisual do Festival Multicultural, mostra e exposições.

Atualmente, está em curso um processo de transformação desta divisão em departamento, fato que serviria para agilizar as atividades que seguem, analisadas.


Cinema

O Cinema do Parque, considerado o cinema mais barato do Brasil, disponibiliza sessões de cinema cobrando ingressos a R$ 1,00. Todas as semanas de segunda a sexta, acontece uma matiné, às 15 horas e duas outras sessões em horários normalmente às 17 horas e 19h30.

O Cinema do Apolo reabre as portas ao público em setembro de 2002, contando com uma programação de filmes inéditos no Recife, sempre de segunda a quarta, em três sessões diárias. São realizadas, também, mostras de cinema, palestras e sessões pré-estréia todas as sextas-feiras à meia-noite.

O Prêmio Firmo Neto/Ary Severo é um concurso público anual feito para viabilizar a feitura de dois curta metragens pernambucanos. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura do Recife com o Governo do Estado de Pernambuco e já produziu sete filmes nos últimos quatro anos, todos premiados em festivais nacionais e internacionais de cinema.


Vídeo

A mais importante ação desenvolvida é o Festival de Vídeo de Pernambuco, que este ano entra em sua quarta edição, inscrevendo projetos produzidos a partir do ano anterior até o mês de outubro. Os mesmos são selecionados, classificados e premiados em cinco categorias (experimental, institucional, videoclip, documentário e ficção). Durante uma semana, em dezembro, no Cinema do Parque, é realizada uma mostra com os melhores vídeos apresentados. Entre as ações nesta área, estão previstas oficinas para as comunidades onde o Festival Multicultural acontece e a aproximação com entidades como a Associação Brasileira de Documentaristas, seção Pernambuco.


Fotografia

O Hall do Cinema do Parque abrigará quinzenalmente uma exposição de fotografia, aproveitando a grande afluência de público do cinema e do teatro, todos os dias da semana.

Num Seminário Externo que está sendo organizado por esta Divisão de Multimeios, deverá ser discutido com a categoria novos rumos e projetos a serem executados nesta área da expressão artística.