Prefeitura da Cidade do Recife Quinta-feira, 21 de Junho de 2007

Samba toma conta da avenida Dantas Barreto
 Fechar Janela

Alexandro Auler

Nesta segunda-feira de carnaval, o samba tomou conta da capital do frevo, na passarela da Avenida Dantas Barreto (Pólo das Agremiações). Num ritmo eletrizante, 11 escolas de samba, divididas em dois grupos, abriram alas para carros alegóricos, passistas, batuqueiros, rainhas de bateria, mestres-sala e porta-bandeiras defenderem suas cores com muita garra. A primeira escola de samba a pisar na passarela foi a Unidos da Mangueira, defendendo o tema “Tubarão – vítima ou culpado?”. Em seguida a Imperiais do Ritmo (Coelhos), fundada em 10 de dezembro de 2001, se fantasiou de verde e branco e conseguiu sacudir a avenida, com o tema “O Folclore no Carnaval”. A escola foi aspirante em 2004, passando para a 2º categoria este ano. A escola de samba Águia Dourada (Jordão), vice-campeã em 2004 no 2º grupo, também passou pela Passarela do Samba. Iniciando o desfile das escolas do 1º grupo, a agremiação Criança e Adolescente, rasgou a passarela do samba com o enredo “Quatro Estações, evocando as estações do ano. Segundo os sambistas, o campeonato do samba na Capital do Frevo deve ser decidido ente as escolas Galeria do Ritmo, cujo desfile está previsto para às 3h da manhã desta terça-feira, e Gigantes do Samba. Galeria do Ritmo, afilhada da Portela, é do tradicional bairro de Casa Amarela, localizada no Morro da Conceição. Suas cores são azul e branco. Já sua maior rival, a Gigantes do Samba, cuja apresentação está programada para às 4h da madrugada, desfila na avenida nas cores verde e branco, e tem na bateria o trunfo principal, já que nesta categoria sempre recebe a nota 10. A escola é do bairro da Bomba do Hemetério, também localizado na zona Norte. Para a pensionista, Lisinalda Lima, 64 anos, moradora de Abreu e Lima, a Gigantes será a grande campeã deste ano. “Adoro o carnaval do Recife, não perco um desfile e estou na torcida pela Gigantes”, ressalta. Ainda desfilarão pelo corredor do samba a Samarina, Gente Inocente, Unidos de São Carlos e Rebeldes do Samba.