Secretaria de Cultura

Núcleo da Cultura Afro-Brasileira
Email: nucleoafrofccr@recife.pe.gov.br
Fone: 3232-8048 / Fax: 3232-8810



Apresentação

O Núcleo da Cultura Afro-Brasileira é um setor da Fundação de Cultura Cidade do Recife, vinculado ao Departamento de Documentação e Formação Cultural. Foi criado em 2001, para atender à demanda de valorização das manifestações culturais de matrizes africanas, implementando e apoiando projetos e ações que valorizem as expressões dessa cultura.

Desde a sua criação, o Núcleo desenvolve um trabalho de fortalecimento das ações de entidades de cultura negra, acompanhando reuniões e apoiando os encontros; além de realizar Curso de Gestão Cultural para lideranças de grupos afro-brasileiros, entre outras atividades de formação.

Promoveu com sucesso o Mês da Consciência Negra e organizou a tradicional Noite dos Tambores Silenciosos, transformando o Pátio do Terço, localizado no histórico bairro de São José, num pólo de cultura afra, durante o carnaval. As ações realizadas primaram pelo diálogo permanente com o movimento cultural afro da cidade e, dessa forma, assumiu um papel importante na articulação das várias categorias que fazem as manifestações culturais afro-brasileiras no Recife.