Secretaria de Cultura

Núcleo da Cultura Afro-Brasileira
Email: nucleoafrofccr@recife.pe.gov.br
Fone: 3232-8048 / Fax: 3232-8810


A herança africana, trazida por milhões de negros e negras vítimas do tráfico transatlântico, com uma enorme diversidade de grupos étnicos, fez do Brasil a segunda maior população de negros do mundo fora da África. Vivendo em condições desfavoráveis, essa população negra brasileira, ao longo de sua história, utilizou-se de mecanismos diversos para resistir à escravidão, que mesmo depois de um século abolida, faz amargar frutos que geram a necessidade de uma resistência permanente. Essa herança de luta está representada nas formas singulares de manifestações culturais, artísticas e religiosas.

O sonho de liberdade e dignidade do povo negro expressa-se de forma marcante na dança, na música, nas artes plásticas e, sobretudo, na religião do Candomblé, que tanto ajudou a preservar a memória ancestral do povo negro brasileiro.

No Recife, as diversas manifestações culturais afro-brasileiras têm papel fundamental na rica cultura local. São de matrizes africanas, em sua grande maioria, as manifestações populares que colorem os quatro cantos desta cidade.

É sob esse aspecto que o Núcleo da Cultura Afro-Brasileira vem procurando cumprir o seu papel de valorização da cultura local e de fortalecimento da auto-estima dos homens e mulheres negros. E é dessa forma que a Prefeitura do Recife implementa uma política que promove a inclusão e a igualdade racial: por meio da cultura.