Imagens



Teatros

          A palavra Teatro, tem sua origem no vocábulo grego Théatron – lugar de onde se vê. Definindo, portanto, o prédio como também a algumas formas de Arte, que nele se apresentam.

          Das procissões dionisíacas, dos ditirambos, aos nossos dias, tem o Teatro acompanhado a evolução humana, em suas mais diversas formas de representação – quer em salas fechadas, quer nas ruas.

          Ao bradar: Eu sou Dionísio! Téspis, artista grego, criava o primeiro personagem, provocando uma reação fortíssima na multidão que o cercava. Reação esta que nos acompanha até os dias de hoje.

          Daí então, o Teatro passou a fazer parte da vida do homem, tornando-se, por assim dizer, quase uma necessidade fisiológica Informando, ensinando, divertindo, tem o Teatro, servido à humanidade, como suporte às suas reações emotivas, possibilitando a muitos inclusão sócio-econômica, fazendo-os assumirem suas cidadanias com  dignidade.

          Neste âmbito, a Prefeitura do Recife insere seus equipamentos e suas gerências, servindo como suportes de formação e desenvolvimento do fazer teatral.

          O Teatro do Parque, maior e mais central teatro, pertencente ao município, tem abraçado as mais variadas formas culturais – teatro, dança, música, artes plásticas e cinema. Nesta última linguagem, vem oferecendo ao público, produções cinematográficas a preços reduzidos.
    
          O Centro Apolo/Hermilo, bem como o Teatro de Santa Isabel, este monumento tombado, têm suas especificidades. O Centro por ter caráter formador, acolhe produções investigativas e/ou experimentais, além de oferecer oficinas diversas, nas áreas de dança e teatro. O Santa Isabel recebe outro tratamento, pelas exigências que lhe confere os seus mais de 150 anos e o tombamento que o sacraliza.

          O Teatro Barreto Júnior, situado no bairro do Pina – Zona Sul da Cidade -, recebe produções diversas e atende às comunidades do seu entorno, com o Projeto Educação para o Teatro, Educação para a Vida, que exibe a preços reduzidos espetáculos da comunidade e profissionais.

          Além dos seus equipamentos, a Prefeitura do Recife oferece, dentro do seu processo democrático, diversas oficinas, que iniciam ou reciclam os profissionais nas Artes Cênicas. A isso o Programa Multicultural, o Centro Apolo/Hermilo e as Gerências de Serviços de Teatro, Dança e Circo, vêm proporcionando o acesso à comunidade, a custo zero.

          Ainda os Festivais de Teatro, Dança e Circo, promovidos pela Prefeitura do Recife, servem como intercâmbios e como vitrines para os nossos artistas. Bem como os diversos outros festivais, de produção privada, que recebem apoios da Prefeitura do Recife.
    
          Então com a certeza de estar cumprindo seu papel de formação, divulgação e fomentação das Artes Cênicas, a Prefeitura do Recife, anualmente oferece, ainda, o Prêmio Fomento à Produção das Artes Cênicas (Teatro, Dança, Circo e Ópera), servindo de ponto de partida aos mais diversos Produtores da Cidade.