Imagens






Biblioteca Popular de Afogados

          A Biblioteca Popular de Afogados teve sua instalação autorizada em 05 de março de 1952, pela Prefeitura da Cidade do Recife, pela Lei nº 1696. O projeto arquitetônico esteve sob os cuidados do arquiteto Fernando Menezes, da Prefeitura, enquanto o mobiliário foi desenhado por Aloísio Magalhães, e sua inauguração deu-se em 12 de janeiro de 1955, na administração de José Maciel.

          Com a criação da Fundação de Cultura Cidade do Recife em 26 de abril de 1979, a Biblioteca passou a integrar o seu patrimônio, estando ligada ao Departamento de Documentação e Formação Cultural – DDFC, que por sua vez está ligado à Diretoria de Ação Cultural – DAC.

ACERVO E SERVIÇOS

           A Biblioteca Popular de Afogados conta um acervo de aproximadamente 14.000 volumes; uma freqüência aproximada de 30.000 usuários/ano e 7.000 empréstimos domiciliares.

          Seu acervo abrange várias áreas do conhecimento, incluindo entre outros, livros didáticos, técnicos, universitários, crônicas, poesia, teatro, biografias, literatura infantil, clássicos da literatura brasileira e universal, assinaturas de jornais locais e revistas.

          Desde março de 2005 a Biblioteca disponibiliza o acesso gratuito à internet, à população, através do laboratório de informática.

          Imbuída do propósito de estimular e desenvolver o gosto pela leitura e fruição dos bens culturais, a Biblioteca promove inúmeras atividades intelectuais, lúdicas e educativas, envolvendo palestras, seminários, fóruns de leitura, exibições de vídeos, hora do conto, exposições de arte, oficinas, recitais, concursos entre outros, atingindo desde o público infantil, a estudantes, profissionais de educação e população em geral, cada um na busca dos seus interesses seja profissional, informativo ou recreativo.

Alguns desses eventos já fazem parte do calendário cultural da Biblioteca.
- Fórum de Leitura (outubro);
- Concurso de Poesia (março/abril);
- O Festim: Festa da Literatura Infantil e Juvenil (abril);
- Torneios de Xadrez (setembro).

          A Biblioteca é de livre acesso, com livros que estão destinados à pesquisa local e empréstimos domiciliar através de cadastro prévio.




FUNCIONAMENTO

Dotadas de espaço físico e mobiliário confortável, auditório com capacidade pra 62 lugares, a Biblioteca foi reformada recentemente pela Prefeitura da Cidade do Recife – gestão do prefeito João Paulo, ganhando novo mobiliário através de um convênio com o Instituto Alcoa.

Atendimento: horário ininterrupto de segunda a sexta das 08 às 17h30
Rua Jacira, s/n
Afogados - Recife - PE
Situa-se entre as pontes Motocolombó e Gilberto Freyre.
Contatos: (81) 3232.2430 | 3232.2484