PCR

CARNAVAL MULTICULTURAL DO RECIFE 2009

HOMENAGEADOS

CARLOS FERNANDO

          Compositor e produtor musical nascido em Caruaru, Carlos Fernando teve seu início na vida artística no teatro, como ator. Em 1962, muda-se para o Recife e passa a integrar o Movimento de Cultura Popular, que deixa de existir poucos anos depois, por causa do governo militar. Em 1974, instala-se no Rio de Janeiro, onde passa a estabelecer parcerias musicais com importantes nomes da nossa música como Geraldo Azevedo e Alceu Valença. Autor de muitos sucessos da música popular brasileira, compôs mais de 150 canções.

          É o produtor do projeto Asas da América, série de discos iniciada na década de 1980 em que artistas consagrados da MPB cantam frevo. Essas gravações ajudaram a revigorar e trazer novamente à tona o rico ritmo pernambucano. Produziu ainda Recifrevoé, discos que reúnem músicas vencedoras do concurso de músicas carnavalescas realizado anualmente pela Fundação de Cultura Cidade Recife.

          Produziu e dirigiu o CD duplo 100 anos de frevo – é de perder o sapato, parte das comemorações dos cem anos do ritmo e da sua elevação à condição de patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan. Carlos Fernando também já fez trilhas sonoras de programas de TV, novelas, peças de teatro e de um filme.

CÍCERO DIAS

          Um dos pioneiros do modernismo no Brasil, Cícero Dias nasceu no ano de 1907, em Escada, sul de Pernambuco, onde estabelece os primeiros contatos com a pintura. Aos 13 anos, muda-se para o Rio de Janeiro para estudar. É no Rio que inicia sua carreira ao realizar a primeira exposição, em 1928, curiosamente numa clínica médica, já que as galerias não se interessavam por trabalhos modernistas na época.

          Em 1932 se instala no Recife. Perseguido pela ditadura do Estado Novo, de Getúlio Vargas, na mesma década, muda-se para Paris. A mudança, entretanto, não ameniza a noção de pertencimento à cultura brasileira e, mais especificamente, pernambucana. Cícero Dias visita Pernambuco com freqüência, encontrando amigos e reencontrando-se com as próprias raízes.

          O pintor, que transitou entre diversos movimentos artísticos, como o surrealismo e o abstracionismo, foi o autor do primeiro mural abstrato da América Latina, em 1948, no prédio da Secretaria da Fazenda de Pernambuco. Na praça do Marco Zero, no Recife, Cícero Dias deixou uma de suas obras mais representativas: a Rosa dos Ventos, parte do projeto Eu vi o Mundo...Ele começava no Recife. O painel, de cerca de 40 m², foi concluído em 2000. O artista plástico faleceu em janeiro de 2003, aos 95 anos.

ENÉAS FREIRE

          Nascido em um local emblemático para a cidade e para o carnaval do Recife, o Pátio do terço, Enéas Alves Freire entrou em contato com a maior festa do mundo desde muito cedo, tornando-se um folião de primeira hora. Em uma vida toda dedicada ao carnaval e à cultura popular, "Neinha", como era conhecido, fundou diversas agremiações, entre elas o maior bloco de carnaval do mundo: o Galo da Madrugada.

          Em 1934, com 13 anos, funda a primeira troça: Papagaio Louro. Em 1949 participa da fundação da Escola de Samba Estudantes de São José, e durante a vida criou vários grupos mascarados. Nas décadas de 1950 e 60, comanda, em parceria com o irmão Cláudio Freire, o carnaval da Rua Padre Floriano, fazendo do local um dos pólos mais animados da festa de momo no Recife.

          Casado com Maria do Carmo Travassos Freire, fundadora e presidente do Bloco das Ilusões, que também ajudou a fundar, Enéas reforça seus laços com o carnaval. Em 1978, cria aquele que viria a se tornar a maior de todas as agremiações carnavalescas, reunindo mais de um milhão de pessoas em seus desfiles no sábado de carnaval: o Galo da Madrugada. Este ano de 2009 será o primeiro em que o Galo desfilará sem seu criador. Enéas Freire faleceu em 9 de junho de 2008.

BAILE PERFUMADO

          Tradição que começou com o Baile das Coroas idealizado pela carnavalesca Yalorixá Maria de Lourdes Silva, conhecida pelo apelido de Badia, em sua própria casa. Com alfazemas, alecrim, limas de cheiro, confetes, serpentinas e jetones, o baile chega à sua 14º edição. Com uma orquestra de frevo, coral do “Bloco Batutas de São José”, Desfile do “Bloco Cordas e Retalhos”, “Bloco Eu quero mais”, maracatus, afoxés, clube de frevo, bateria da Escola de Samba Bole Bole e a escola de Samba Estudantes de São José, entre outras atrações. Homenagem a Ozanam Baiano.

12/02/2009
12 | 19h

BAILE MUNICIPAL

          A 45º edição desta tradicional prévia carnavalesca apresenta como homenageados os pernambucanos Carlos Fernando, Cícero Dias e Enéas Freire. O Baile continua com seu compromisso social e este ano toda a renda obtida nas bilheterias será revertida para o centro de recuperação de mulheres O Recomeço. Maestro Spock, Claudionor e Nonô Germano são atrações confirmadas. Quem estiver interessado em participar dos concursos de Rei e Rainha do Baile e de Fantasias pode se inscrever gratuitamente nas Lojas ZY do Shopping Center Recife e nas Lojas Zayra, na Rua Nova e Shoppinp Boa Vista. Os ingressos estão à venda nas lojas Esposende do Shopping Center Recife, Shopping Boa Vista, Paço Alfândega, Shopping Plaza Casa Forte e na bilheteria do Chevrolet Hall.

14/02/2009
14 | 19h