Foto da Manifestação



Vídeo

TROÇA

As Troças assemelham-se aos Clubes de Frevo. Saem pela manhã ou à tarde, apresentando-se nas ruas do centro ou do subúrbio recifense. Nas comunidades em que se originam, arrebatam homens, mulheres, crianças e idosos. O improviso, a descontração e a irreverência são a tônica no desfile dessas agremiações.

A palavra "troça" vem do verbo "troçar" que significa "ridicularizar", "escarnecer", "zombar de". Palavras que traduzem o verdadeiro espírito da brincadeira: diversão. O surgimento de uma troça está quase sempre ligado a uma história pitoresca, uma brincadeira nascida de uma reunião entre amigos.

Na rua, a organização de uma troça no momento de sua apresentação obedece à seguinte seqüência: a diretoria, seguindo-se de balizas ladeadas por cordões, figuras de frente, passistas, fantasias de destaques, porta-estandarte e uma orquestra de metais, que encerra o desfile.

De maneira geral as Troças são caracterizadas pela simplicidade. Porém, temos a presença de alguns grupos tradicionais que trazem grandes orquestras, alas rigorosamente organizadas, temas, destaques grandiosos e são tão luxuosas quanto os clubes de frevo (noturnos), tornando-se o horário do desfile quase um determinante para a sua designação.

Hoje, um grande número de troças desfila no carnaval do Recife; algumas filiadas à Federação Carnavalesca de Pernambuco; outras independentes, que se apresentam apenas em suas comunidades.