a fccr .. missão


 

 





SPA - Semana de Artes Visuais do Recife

Artes em todos os cantos da cidade
de 30 de agosto a 03 de setembro de 2004

A Prefeitura do Recife, através da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, realiza, de 30 de agosto a 03 de setembro, a terceira edição da Semana de Artes Visuais – SPA 2004. O evento tem a proposta de democratizar o acesso às artes e incentivar a produção artística, através de oficinas, intervenções urbanas e palestras. Durante a semana, será lançado também o Mapa das Artes, um roteiro de ateliês, galerias e lojas de serviços ligados às artes visuais de várias partes da capital pernambucana.

Se durante esse período, você der de cara com um homem bronzeado com a palavra AMOR na Praia de Boa Viagem; ou passar pelo Beco do Estudante, no centro do Recife, e encontrar objetos pendurados pelas árvores; ou ainda, se durante o seu trajeto pela Avenida Conde da Boa Vista encontrar placas de madeira com frases de filósofos, aproveite, olhe e participe.

Essa série de intervenções que acontecerão em supermercados e ruas do centro e da periferia são o resultado das Semanadas SPA, incentivo à produção artística oferecido pela prefeitura a artistas locais, nacionais e até internacionais. De um total de 181 projetos inscritos no evento, foram escolhidos 45, sendo que 40 direcionados a essas intervenções urbanas e cinco com propostas de oficinas.

Comissão julgadora - A comissão julgadora foi formada por: Fernando Duarte da Fonseca (Representante da Secretaria de Cultura do Recife), Rinaldo José da Silva (Representante da Fundação de Cultura Cidade do Recife), Joana D’Arc de Sousa Lima (Representante da Sociedade de Amigos do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM), Noé Sergio do Rêgo Barros (Representante da URB-Recife), Cristiana Santiago Tejo (Representante do Instituto de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco), Ana Lisboa (Representante do Departamento de Teoria da Arte da Universidade Federal de Pernambuco) e Oriana Maria Duarte de Araújo (Artista plástica convidada).

Convidados - Além dos artistas selecionados, a Semana de Artes Visuais contará com a participação de intervenções realizadas por artistas convidados. A paulista Mônica Nador vai realizar uma intervenção que, na verdade, é uma oficina de pintura em fachadas de casas no subúrbio. A comunidade será escolhida quando a artista chegar no Recife. A proposta do artista plástico pernambucano Daniel Santiago é realizar uma oficina de desenho com pessoas que se locomovem em cadeiras de rodas, fazendo um percurso pelas ruas do centro. Artistas convidados também vão oferecer oficinas durante o SPA- 2004. É o caso de Rodrigo Braga, que realizará a oficina Ressignificação da Fotografia, no Mamam, e Ronald Duarte, que discutirá a arte pública.

Palestras – Um ciclo de palestras vai acontecer na Fundação Joaquim Nabuco, no Derby. Os temas discutidos serão: As aflições do crítico, O Local e o Global na Arte Brasileira Contemporânea e Arte Conceitual e seus desdobramentos contemporâneos. Entre os convidados, destacam-se Heloísa Buarque de Holanda, Lisette Lagnado e Cristina Freire.

--> Calendário



  .. apresentação
  
.. oficinas
  
.. palestras
  
.. semana das intervenções
  
.. calendário
  
.. mapa das artes

Entre em contato:
fccr@recife.pe.gov.br