a fccr .. missão


 

 





SPA - Semana de Artes Visuais do Recife

SPA – Resumo das Palestras

Fundação Joaquim Nabuco - 19h30, Sala Aloísio Magalhães

31.08 - terça-feira
Palestra: As Aflições do crítico
Heloísa Buarque de Hollanda
Heloísa Buarque de Hollanda vai discorrer sobre as mudanças de valores e paradigmas na criação e na crítica de arte e cultura e como ainda podemos criar certas estratégias para a avaliação das mudanças radicais em curso nestas práticas.

01.09 – quarta-feira
Palestra: O Local e o Global na Arte Brasileira Contemporânea
Lisette Lagnado
Trabalhando com os conceitos de Gambiarra e Parangolé, Lisette Lagnado tratará sobre os aspectos locais e globais que permeiam a produção brasileira, em palestra proferida na ARCO, ainda inédita no Brasil.

02.09 – quinta-feira
Palestra: Arte Conceitual e seus desdobramentos contemporâneos
Cristina Freire
Cristina Freire traçará um painel histórico da Arte Conceitual e seus ecos na produção brasileira de arte contemporânea, valendo-se de exemplos de artistas de repercussão nacional, como Paulo Bruscky, Regina Silveira, Anna Bella Geiger, Artur Bairro, Julio Plaza e Cildo Meireles, entre outros.

Currículos

Heloisa Buarque de Hollanda, Professora Titular de Teoria Crítica da Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea, coordenadora da Biblioteca Virtual de Estudos Culturais (Prossiga/CNPq), Diretora da Aeroplano Editora Consultoria Ltda. Foi também Diretora da Editora UFRJ e do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Tem inúmeros artigos e livros nas áreas arte, literatura e políticas culturais entre eles: 26 poetas Hoje, 1976, Macunaíma da Literatura ao Cinema, 1979, Impressões de Viagem 1979, Cultura e Participação nos anos 60, 1982, Pós Modernismo e Política 1991, O Feminismo como Crítica da Cultura 1994 e Horizontes Plurais: novos estudos de gênero no Brasil 1998, Esses poetas: uma antologia dos anos 90, 1998, Cultura em trânsito: da repressão à abertura (c/ Zuenir Ventura e Elio Gaspari), 1999, Correspondência Incompleta: Ana Cristina César, (c/ Armando Freitas Filho), 1999, Guia Poético do Rio de Janeiro, 2001 e Puente, Pontes.Fondo de Cultura, Buenos Aires, 2003, Asdrúbal Trouxe o Trombone: memórias de uma trupe solitária de comediantes que abalou os anos 70. Rio de Janeiro, Aeroplano Editora, 2004.

Lisette Lagnado é doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Crítica de arte e curadora independente, é autora dos livros Conversações com Iberê Camargo (1993) e Leonilson. São tantas as verdades (1995). Em 1993, implantou e coordenou o Projeto Leonilson, para a catalogação das obras e dos arquivos do artista. Entre 1999-2001, sistematizou os notebooks de Hélio Oiticica disponíveis agora em site próprio na home do Itaú Cultural. Organizou várias exposições, entre as quais "A presença do readymade - 80 anos" (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo; prêmio APCA de melhor exposição do ano em 1993), a retrospectiva de Iberê Camargo para a II Bienal do Mercosul (1999) e "Modos de Usar" (Galeria Vermelho, São Paulo; escolhida pelos leitores do Mapa das Artes como melhor exposição em galeria do ano em 2003). Em 1996, integrou a comissão de curadores que viajou por todo o Brasil para realizar a mostra "Antarctica Artes com a Folha" (Pavilhão Manoel da Nóbrega, São Paulo, seguido de publicação da Cosac & Naify). Publica regularmente ensaios especializados em arte contemporânea em publicações nacionais e internacionais, além de ministrar palestras e participar de juris. Desde 2001, é editora da revista eletrônica Trópico (www.uol.com/br/tropico). Este ano, foi curadora da seção "Up & Coming" para as galerias brasileiras na Feira ARCO, Madri.

Cristina Freire é professora Associada no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. É Mestre em Administração de Museus e Galerias de Arte pela City University de Londres e Mestre, Doutora e Livre-docente em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. Foi curadora-coordenadora do projeto Rumos Visuais do Instituto Itaú Cultural (2001/2002). Como curadora do acervo do MAC-USP organiza regularmente exposições. Dedica-se, desde 1996, à pesquisa sobre arte conceitual. É autora de diversos artigos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais assim como dos livros: Além dos mapas. Os Monumentos no imaginário urbano contemporâneo (1997) e Poéticas do Processo. Arte conceitual no Museu (1999).

Entre em contato:
fccr@recife.pe.gov.br