a fccr .. missão


 

 





SPA - Semana de Artes Visuais do Recife

SPA - Semanadas Intervenções

Alexandre Vogler (RJ)
Campanha 4 Graus
Lançamento da campanha “4 Graus” no Recife. Disseminação de cartazes simulando divulgação de um creme dermatológico para celulite e traz imagens e laudo médico de 4 estágios do problema. O trabalho discute as estratégias sexistas usadas pela mídias para atrair a atenção e estimular o consumo.

Aslan Cabral
Massificando
Uma praça da periferia do Recife será carregada durante a madrugada com cerca de 400 maçãs de plástico. O impacto visual será visto logo pela manhã. A ação consiste em prazer, questionamento, fascínio.

Beth da Matta
Não pise na grama
Intervenção com placas de madeira fincadas nos gramados do Parque da Jaqueira com o objetivo de criar uma relação com o outro através da palavra.

Bruno Faria
“m2”
As relações entre o público e o privado discutidas através de um objeto/adereço. O objeto mede 1 m, metragem utilizada para medir e comercializar as construções imobiliárias. Esse 1 metro é deslocado para a utilização das pessoas sobre o corpo em espaço público. Entre os dias 31 de agosto a 2 de setembro, na Av. Conde da Boa Vista.

Bruno Monteiro
Imersão
Usa o formato da propaganda do comércio informal para discutir questões como o ruído e a poluição visual na cidade. Placas de madeira pintadas com textos de filósofos, matemáticos, poetas, que se tornam anônimos pela exclusão das assinaturas. As placas serão afixadas no centro da cidade, e cercanias do Mercado da Encruzilhada e de Casa Amarela.

Bruno Vieira
Nossa Senhora dos Artistas
Santinhos e anúncios com a oração de Nossa Senhora dos Artistas serão distribuídos por toda a cidade.

Christina Machado
O que você faria se estivesse no meu lugar
Ação que promove o fechamento do ciclo do trabalho “Impressões sobre minha vagina”, apresentado em diversos formatos e contexto e que se encerra com a destruição de objetos e sua preservação em gesso. A ação acontece no dia 1 de setembro, às 23 horas, na esquina das Ruas Tomazina e Mariz e Barros.

Cristiano Lenhardt (RS)
Diamantes no Recife
Fitas VHS contendo o vídeo Diamante são distribuídas pela cidade fixadas com papel contact em muros, postes, carros, fachadas...

Cristina Ribas (RS)
Troca de imagens
A artista tem um carrinho de supermercado com uma placa – TROCO IMAGENS - e, dentro dele, um catálogo de imagens. As imagens serão ofertadas em troca de qualquer imagem que o participante tenha consigo. Em supermercados de toda a cidade.

Daniela Brilhante
Fiteiro ET Gay
Um ET Gay virá do planeta Sedna para instalar um fiteiro onde venderá produtos exclusivos do seu lugar de origem a preços populares. A viagem seguinte do ET será custeada pelo lucro do fiteiro. Acontece nos dias 30 e 31 de agosto, na Rua da União. No final do dia 31, haverá distribuição de postais do ET Gay na porta da central dos Correios.

Fernando Perez
Bolo Multicultural para Todos!
Confecção de mini bolo gigante confeitado intencionalmente para distribuição gratuita entre os transeuntes. Uma videoarte irá registrar o desmoronamento e a degustação do bolo até seu final fatal. No Pátio de são Pedro, no final da tarde de 30 de agosto.

Flavia Giroflai
Made in China
Instalação de parede feita com colagem de adesivos de 1,99 temáticos (religiosos, florais, felinos...) e aplicação de outros elementos do universo camelódromo acompanhada por colagens sonoras de músicas bregas e sons captados nas ruas do centro, criando uma paisagem audiovisual. Fachada do antigo bar Pina de Copacabana.

Gabriel Bogossian Porto
O fio de Ariadne
Intervenção de caráter polissêmico. Uma longa corda vermelha liga a maternidade do IMIP ao cemitério de Santo Amaro, passando por importantes vias de tráfego do Recife. No poste de onde sairá a corda haverá pequena inscrição em altura legível: Fio de Ariadne.

Galo de Souza et al.
O Mundo de Olag
O graffiti recifense é marca de identidade local da juventude. Em contraponto, é marcado pelo anonimato. O mundo de Olag pretende contrariar essa tendência, destacando 8 grafiteiros dos mais atuantes do Recife e um convidado de São Paulo. A ação consiste num painel coletivo na fachada dos cinemas Astor e Ritz, - rua do Hospício, 875. Dias 2 e 3 de setembro.

Gregório Vieira
A máquina ninguém
Um vendedor ambulante circula pelo Pátio de São Pedro com tabuleiro trocando livretos em HQ por “qualquer coisa”, no dia 31 de agosto. No dia seguinte, as coisas trocadas serão expostas ao público sob a forma de instalação.

Grilo
Walkman Man
É uma instalação sonora e performance. Ao mesmo tempo. O performer usa aparelhos sonoros pregados ao corpo e a instalação se concretiza no momento em que são ligados e desligados. O performer se torna um DJ de sons e ruídos transitando por lugares públicos. O deslocamento ocorre do bairro da Torre ao Pátio de São Pedro, no dia 3 de setembro.

Grupo Entrelinhas
SPAço Entrelinhas
Exposição coletiva de 15 artistas, com vernissage, performances, intervenções urbanas e festa de encerramento, onde haverá construção de obra coletiva. Uma das intervenções do grupo consta da instalação de 30 pessoas dormindo em colchonetes na Ponte Duarte Coelho com sol a pino.

Grupo Re:combo
Re:comboAmbulante
Performance e ocupação urbana ambulante executada através de unidade móvel de mídia transitando pelo Bairro do Recife.

Grupo Poro (MG)
Imagem... Cor
Adesivos em cores fluorescentes impressos com símbolos gráficos afixados em locais sem cor.

Grupo Totem
Reentrância
Nicho instalado em frente ao Mercado de São José será ocupado por performers e público em geral. A ação acontece durante todo o dia 1 de setembro.

Gustavo Speridião (RJ)
As nuvens estão sempre acima do horizonte
A nuvem é uma pintura de rua conceitual. Vista sob pontes e viadutos, a nuvem desloca o olhar do espectador humano, p/ abaixo do horizonte, para o desapercebido, para onde o cotidiano e a necessidade se tornam invisíveis. As 39 pontes dos rios Capibaribe, Beberibe e Jordão serão pintados com nuvens.

Isabela Lucchesi
Ande na Faixa
Faixas de pedestres cobertas de algodão. Diálogo entre leveza e firmeza, troca de sensações, propor o inusitado, provocar a atenção, um provável conforto. Será que, além de segura, a faixa também pode ser confortável?! Nas esquinas da Av. Guararapes com Rua do Sol, em frente aos Correios.

Jacqueline Medeiros (CE)
Não pare, não pense, não perca, não sinta
Adesivos gravados com essas frases serão colados nas calçadas com o objetivo de levar o público a refletir sobre os comandos que o mundo nos impõe. Dois quarteirões da Av. Conde da Boa Vista são palco da ação.

Janaina Barros
Pendurucalho.... ou Mexa(-se)
Objetos macios suspensos por elásticos nas árvores do Beco do Estudante. Um work in progress, no qual o próprio trabalho se reconstrói pela manipulação de seus elementos e a atitude que o espectador exerce sobre ele.

Josivan Rodrigues
Vida Pública
Locações esquemáticas de moradias de rua realizadas para provocar discussão acerca dos usos da cidade, quando o espaço público torna-se ambiente privado. Na Av. Cde. da Boa Vista, entre as ruas Gervásio Pires e da Aurora.

Karinna Veloso
Chocolate quente
Uma banheira cheia de chocolate com a qual o público poderá interagir. Sugere a possibilidade da realização de desejos, do aguçamento dos sentidos e da liberação de fantasias. Preparação para o vídeo que irá brincar com o prazer. No Pátio de São Pedro, às 21h do dia 1 de setembro.

Kilian Glasner e Bruno Vilela
Lótus
Infogravura aplicada em backlight apresenta propaganda de falsa marca de produto de beleza. O backlight escolhido está na Av. Conselheiro Aguiar, em frente ao número 2217, Boa Viagem.

Letícia de Brito Cardoso (RS)
Desenhos do mar
Um fio prateado esticado na praia. Ao encontrar o mar, vai se enrolando e desenrolando,formando desenhos efêmeros na praia, que se dissolvem no intervalo entre uma onda e outra. A linha tenta mapear o contorno da paisagem, definir as fronteiras entre mar e areia. Dia 2 de setembro, na Praia de Boa Viagem.

Lourival Batista
Cordas
Montagem de uma cama de gato acima do rio Capibaribe, ligando as pontes Duarte Coelho e da Boa Vista. Sessenta cordas ligam as duas pontes.

Luciana Padilha
Rizoma
Criação de uma rede-rizoma do SPA, com possibilidades de ampliar/religar/conectar/multiplicar/crescer... Ramificações de fios e tomadas surgem em frente a ateliês e instituições participantes do evento por toda a cidade.

Luiz Roque Filho (RS)
Amor
Trabalho que lida com a questão do deslocamento do afeto. Na condição de turista e desconhecedor do lugar já torna o artista uma intervenção urbana. O amor se desloca de Porto Alegre ao Recife, do sentimento à demonstração do sentimento pela cidade no corpo do artista. Dia 2 de setembro, na Praia de Boa Viagem.

Marcia Belchior (BA)
Welcome
Panfletagem de mapas que seguem o formato dos turísticos onde constam como pontos de visitação bairros da periferia e favelas. Ainda como parte da ação, um roteiro para minitour é criado usando a configuração do mapa e vendido a turistas. Dias 2 e 3 de setembro, na Praia de Boa Viagem.

Márcio Almeida
Ação / Marcação
Ação de registro com GPS das coordenadas geográficas de determinado lugar, mancando-o. A marcação será feita no rio Capibaribe, entre as pontes Duarte Coelho e Princesa Isabel, com bandeiras do tipo usado por pescadores para marcar pesqueiros.

Marcos Costa
Vende-se este rio
Ação pública composta por tabuleiro de madeira e um ambulante vendendo o rio Capibaribe em saquinhos de dudu sobre a Ponte Duarte Coelho. Sobre o tabuleiro, a frase VENDE-SE ESTE RIO.

Mathias Touchon Fingermann et al. (SP)
Projeto Moradia 3
Intervenção-estadia. Transformação da rua (espaço público) em habitação (espaço privado), a partir da ambientação do local à semelhança de uma casa. Três pessoas vão morar durante três dias na instalação.

Milena Travassos (CE)
Rede
Desenhos de sistemas de redes gravados em vinil são adesivados nas vitrines e janelas de vidro. Esses desenhos fazem referência a redes que regem as relações entre outros sistemas. O corredor escolhido para a ação é a Rua da Imperatriz Teresa Cristina.

Moa
Arte, uns fazem, outros adimiram
Circuito pelo centro do Recife durante o qual serão vendidas camisetas a preço de custo, tipo t-shirts, com impressão frontal em serigrafia. As que sobrarem serão distribuídas a personagens da rua no final da tarde. A perversão ortográfica é proposital.

Projeto de Arte ENTORNO (DF)
Eles andam de bicicleta
Três bicicletas sonorizadas circulam pelas ruas do Bairro do Recife e reproduzem versos e prosas declamados pelas vozes dos próprios autores: Manuel Bandeira, Gilberto Freyre e Ascenso Ferreira, oriundos de Pernambuco.

Salmo Dansa (RJ)
O livro de areia
Seqüência de marcações do corpo do artista sobre a areia da praia. As imagens são reformuladas a cada 5 minutos e captadas por uma câmera. A noção de tempo nas instâncias da produção e da fruição é o objeto do trabalho. Dia 2 de setembro, na Praia de Boa Viagem.

Tereza Neuma
Trilhas Urbanas
Duas emissoras de rádio FM do Recife vão transmitir sons de palavras durante suas programações. As palavras pronunciadas em alemão são apropriações de títulos de obras de Walter Benjamin e Joseph Beuys.

Entre em contato:
fccr@recife.pe.gov.br