a secretaria .. missão


 

 



3º Festival Recifense de Literatura

Recife respira poesia em agosto

Entre os dias 14 e 21 de agosto acontece o 3º Festival Recifense de Literatura. Os escritores Mauro Mota (conto), Hermilo Borba Filho (dramaturgia) e Celina Holanda (poesia) serão homenageados - post-mortem - na figura de seus familiares, que receberão ramalhete de flores e placa alusiva.

A escolha da data do festival deve-se à existência de lei municipal que instituiu o Dia do Poeta Recifense tomando como base a data de nascimento do poeta Mauro Mota (16 de agosto).

O 3º festival Recifense de Literatura, que já entrou para o calendário de eventos importantes da cidade do Recife, terá uma vasta programação e contará com renomados escritores, poetas, ensaístas e contistas do Brasil, Peru e França, além de professores, estudantes e educadores em geral da Secretaria de Educação do Recife.

Durante sete dias serão realizados cinco painéis culturais no Gabinete Português de Leitura, Academia Pernambucana de Letras, na Faculdade de Filosofia do Recife (Fafire) e na Biblioteca Pública Estadual; cinco seminários de literatura contemporânea, todos realizados na Livraria Cultura; duas sessões de leitura (uma de ficção e outra de poesia), também na Livraria Cultura; uma mostra de cinema e literatura com a apresentação de cinco vídeos e 15 filmes, realizada no Sesc de Santo Amaro, no de Casa Amarela e no Cais de Santa Rita, e na Universidade Católica de Pernambuco; e uma feira de livros, autógrafos e recitais com a participação de editores, livreiros, escritores, poetas da voz e da escrita em 60 bancas armadas na Praça do Arsenal.

Três eventos especiais movimentarão o festival, como o Dia do Poeta, com recitais de poesia nos mercados públicos da cidade; e uma conferência sobre o escritor Julio Verne, na Aliança Francesa, proferida pelo escritor, poeta e crítico de cinema Fernando Monteiro. Além da aula-espetáculo Cordel em Revista, a cargo da União dos Cordelistas de Pernambuco, que acontece no dia 17, no Teatro Hermilo Borba Filho.

Patrocínio: