PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS
Fundação Joaquim Nabuco
Instituto de Cultura.
Rua Henrique Dias, 609 - Derby. Fone: 34213266.
PERÍODO:
de 12 a 17/11
HORÁRIO:
14h às 18h.
NÚMERO
DE VAGAS: máximo de 15 participantes
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Exercícios
de crítica teatral
INSTRUTOR:
KIL ABREU (SP)
Pesquisador,
crítico e jornalista. Foi crítico de teatro do
jornal Folha de São Paulo, é membro da APCA
(Associação Paulista de Críticos de Arte) e
faz parte do júri do Prêmio Shell de Teatro.
Coordenou o projeto artístico e pedagógico da Escola
Livre de Santo André e atualmente dirige o Departamento de
Teatro da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo.
A
oficina tem como foco a discussão sobre a prática
da crítica teatral - sobretudo a jornalística -
sua função social, modos, questões e
impasses. Para tal, estarão em pauta alguns temas
referentes aos métodos de análise do espetáculo
e às teorias do teatro contemporâneo.
OBJETIVO:
oferecer subsídios teóricos e exercitar, na prática
da escrita, a apreciação do espetáculo
teatral segundo as especificidades da cena brasileira, no recorte
apresentado no Festival Recife.
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Fundação Joaquim
Nabuco
Instituto
de Cultura.
Rua
Henrique Dias, 609 - Derby. Fone: 34213266.
PERÍODO:
de 13 a 16/11
HORÁRIO:
14h às 18h
NÚMERO
DE VAGAS: máximo de 35 participantes
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ERUDITO
E POPULAR NO TEATRO DO SÉCULO XX - BAKHTIN, SUASSUNA E O
TEATRO DE HOJE
INSTRUTORA:
ELENA VÁSSINA (SP).
Pós-doutorado
no Instituto Estatal de Pesquisa da Arte (Moscou/Rússia),
Doutora em Artes Cênicas; Mestre em Letras - Faculdade de
Letras da Universidade Estatal de Moscou. É autora de
vários ensaios sobre os problemas da linguagem artística
das artes cênicas do teatro do século XX, sobre
dramaturgia, teatro e cultura do Brasil e da Rússia.
Curadora Artística do Festival Internacional de Teatro
Tchekhov/Moscou/Rússia (2004/1997). Membro do Conselho
Consultivo do Encontro Internacional de Artes Cênicas -
ARTICEN (2004/2001). Professora Doutora da Faculdade de Filosofia,
Letras e Ciências Humanas da USP.
OBJETIVO:
Através
de um breve percurso histórico na cultura universal,
definir os dois tipos da produção artística -
erudita e popular - e suas principais características
estéticas. Analisar os caminhos da aproximação
do teatro profissional com a linguagem popular e as conseqüências
desse re-encontro do palco moderno com as tradições
populares. Traçando as ligações entre as
inovações mais significativas da cena contemporânea
com as formas da cultura popular, discutir as artes cênicas
de hoje.
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Workshops
Forte
do Brum
Praça
Comunidade Luso Brasileira S/N. Fone: 3224.4620
PERÍODO:
de 13 a 20/11
Turma
1: das 9 às 13h
Turma
2: das 14 às 18h
NÚMERO
DE VAGAS: 20 intérpretes (10 em cada turma); 10
dramaturgos
(5
em cada turma).
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O
ATOR-NARRADOR
INSTRUTORES:
FRANCISCO
MEDEIROS (SP)
Bacharel
em Teatro pela Escola de Comunicações e
Artes-ECA/Universidade de São Paulo, com especializações
em Direção Teatral, Crítica e Dramaturgia.
Cursando o Mestrado no Deptº de Comunicação e
Semiótica da PUC-SP. Dirigiu os espetáculos:
SUBURBIA, de Eric Bogosian; HAMLET, de William Shakespeare; COMO
VENTO, de Luis Alberto de Abreu; ARTAUD, O ESPÍRITO DO
TEATRO, de José Rubens Siqueira - Prêmio Molière
de Melhor Diretor, Prêmio INACEN de Melhor Espetáculo,
Prêmio Governador do Estado de Melhor Espetáculo;
PRÊMIO DE TEATRO FÍSICO - Cultura Inglesa de São
Paulo; indicação de melhor direção
para: o prêmio PANAMCO DE TEATRO JOVEM em 2001, o prêmio
SHELL em 2000 e em 2003, dentre outros.
MARCOS
DAMIGO (SP)
Ator,
pela Escola de Arte Dramática/ECA/USP. Alguns trabalhos no
teatro: HAMLET, dir. Francisco Medeiros; SUBURBIA, dir. Francisco
Medeiros; CABRA (texto de sua autoria); dentre outros. No cinema:
BELLINI E A ESFINGE, de Toni Belloto e Nando Oliva; SONHOS
TROPICAIS, de André Sturm. Na TV: professor Miguel, no
seriado Sandy & Júnior; novela FASCINAÇÃO
(protagonista); VOCÊ DECIDE; dentre outros.
PLÍNIO
SOARES (SP)
Ator,
formado pela Escola de Arte Dramática/ECA/USP. É
publicitário (Escola Superior de Marketing e Propaganda).
Alguns trabalhos no teatro: PROVA CONTRÁRIA, dir. Débora
Dubois; LÁGRIMA DE VIDRO, dir. Jairo Mattos; ESTAÇÃO
PARAÍSO, dir. Francisco Medeiros; BONITA LAMPIÃO,
texto e dir. Renata Melo - (indicado para o Prêmio Shell
de Melhor Ator); HAMLET, dir. Ulisses Cruz; dentre outros. No
cinema atuou em EQUILÍBRIO E GRAÇA, de Carlos
Reichenbach; DOMÉSTICAS, de Fernando Meireles; VIVA VOZ, de
Paulo Morelli.
OBJETIVO:
Propiciar uma troca de experiências entre atores e
dramaturgos e os integrantes do Projeto PODE ENTRAR QUE A CASA
É SUA, projeto de estudo e pesquisa a respeito do
teatro narrativo e do ator-narrador desenvolvido
em São Paulo em 2003/2004.
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TEATRO
APOLO
Rua
do Apolo, 121 - Bairro do Recife -
Fone:
2334.1114
PERÍODO:
16 e 17/11
HORÁRIO:
das 9 às 13h
NÚMERO
DE VAGAS: máximo de 25 intérpretes.
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O
Trabalho do Ator Contemporâneo - O Corpo no Teatro
Instrutora
: Cristiane Paoli Quito
Há
vinte anos dedica-se ao teatro, trabalhando como atriz, produtora,
iluminadora e diretora. No seu trabalho de direção,
a pesquisa de linguagem é tônica principal.
Atualmente dirige a Cia. Nova Dança 4, em São Paulo
e dirigiu o espetáculo Aldeotas de Gero Camilo, que acaba
de receber 04 indicações para o Prêmio Shell
2004 (autor/ator/diretor/iluminação).
OBJETIVO:
Propiciar a conscientização cênica, sua
expansão e comunicação através do jogo
teatral e da respiração, além das
codificações de imagens e sensação do
corpo no espaço.
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Teatro
Apolo
PERÍODO:
18 e 19/11
HORÁRIO:
Das 9 às 13h
NÚMERO
DE VAGAS: máximo de 20 (vinte) pessoas.
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O
Trabalho do Ator Contemporâneo - Experimentando Beckett
II
Instrutor: Luiz Marfuz
Diretor
Teatral, Mestre em Comunicação e Cultura
Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação
da UFBA, Doutorando em Artes Cênicas pela UFBA, Jornalista e
Professor da Escola de Teatro da UFBA. Atualmente, desenvolve
pesquisa sobre a "poética da destruição no
teatro de Samuel Beckett".
OBJETIVO:
OBJETIVO: A partir de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida sobre a encenação no teatro de Beckett, no Doutorado em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, e da experiência com a encenação dos 'dramatículos' do autor, no espetáculo Comédia do Fim, o professor e diretor teatral Luiz Marfuz desenvolve um workshop sobre o trabalho do ator. Neste encontro, alguns princípios operadores da cena não-ilusionista servirão de guia para um breve diálogo com os atores, dentro de uma perspectiva de contínua investigação sobre a interpretação e a materialidade cênica em montagens de textos do dramaturgo e encenador irlandês.
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TEATRO
APOLO
PERÍODO:
22 e 23/11
HORÁRIO:
das 10 às 14h
NÚMERO
DE VAGAS:
Máximo
de 20 (vinte) pessoas para o trabalho prático e de 50
(cinqüenta) pessoas mais, que podem acompanhar o workshop.
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O
Trabalho do Ator Contemporâneo - O Ator-Narrador
Instrutor
: Aderbal Freire-Filho
Aderbal
Freire-Filho criou espetáculos no Rio de Janeiro, São
Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Buenos Aires, Montevidéu,
Amsterdã e Madri. A mulher carioca aos 22 anos, de
1990, foi o primeiro espetáculo que chamou de
"romance-em-cena". Ganhou os prêmios Molière,
Mambembe, Shell, Golfinho de Ouro, entre outros. Publicou
Conversaciones con un director de teatro, ed. Banda
Oriental, de Montevidéu (edição brasileira,
ed. Inacen). Seus últimos espetáculos: Cãocoisa
e a coisa homem (texto e direção), Tio Vânia
(de Tchecov), Casa de Boneca (de Ibsen) e a ópera
Baile de Máscaras (Verdi), no Teatro Municipal, do
Rio. Tem em cartaz, neste momento, no Teatro Dulcina, Rio, Dilúvio
em tempos de seca, texto de Marcelo Pedreira, com Giulia Gam e
Wagner Moura.
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PROGRAMAÇÃO - EVENTOS
CICLO
DE REFLEXÕES
Identidade e
contemporaneidade
Livraria Cultura
Dias
14, 16, 17, 18, 19 e 20 de novembro - sempre das 10 às 13h
14.11
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Erudito
e Popular no Teatro Contemporâneo
Análise
de dois sistemas estéticos diferentes: o de criação
erudita e o de criação popular
Palestrante:
Elena Vássina - Pós-doutorado no Instituto
Estatal de Pesquisa da Arte (Moscou/Rússia), Doutora em
Artes Cênicas; Mestre em Letras - Faculdade de Letras da
Universidade Estatal de Moscou. É autora de vários
ensaios sobre os problemas da linguagem artística das artes
cênicas do teatro do século XX, sobre dramaturgia,
teatro e cultura do Brasil e da Rússia. Curadora Artística
do Festival Internacional de Teatro Tchekhov/Moscou/Rússia
(2004/1997). Membro do Conselho Consultivo do Encontro
Internacional de Artes Cênicas - ARTICEN (2004/2001).
Professora Doutora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas da USP.
Debatedora:
Maria da Piedade Sá - Mestra em Filologia
Românica na Universidad Complutense de Madrid (Espanha),
Doutora em Língua Portuguesa na Universidade de São
Paulo - USP. Professora do Programa de Pós-Graduação
do Departamento de Letras da UFPE.
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15.11
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A
Novíssima Dramaturgia*
Panorama
da dramaturgia brasileira da última década, do ponto
de vista de suas principais tendências.
Palestrante:
Silvana Garcia - Pesquisadora e dramaturgista; doutora em
Artes Cênicas; professora de Teoria do Teatro da Escola de
Arte Dramática, e professora-orientadora no programa de
Pós-Graduação do Departamento de Artes
Cênicas (Escola de Comunicações e
Artes/Universidade de São Paulo); diretora da Divisão
de Pesquisas - Idart, do Centro Cultural São Paulo.
Debatedores:
Newton
Moreno - Mestre pela USP. Bacharel em Artes Cênicas pela
Unicamp. É autor das peças: "Deus sabia de tudo
e não fez nada", "Dentro" (que participou
da Mostra da Dramaturgia Contemporânea do SESI em 2002), "A
cicatriz é a flor", "Agreste" (indicado ao Prêmio
Shell de Melhor Autor 2004). Recebeu Bolsa Vitae de Artes (2003)
para adaptação teatral do livro "Assombrações
do Recife Velho", de Gilberto Freyre. Atualmente integra o
elenco da peça "A mulher do trem", dirigida por
Fernando Neves com o grupo Os Fofos (Prêmio de Melhor
Ator do Festival de Teatro de São José dos Campos em
2003).
Gero
Camilo - Ator e Poeta-Dramaturgo (Escola de Arte Dramática
- USP). Autor de A Macaúba da Terra, A
procissão, Aldeotas. Como ator, trabalhou no
Cinema (Carandirú, dir. Hector Babenco; Bicho de
sete cabeças, dir. Laís Bodanzky - Vencedor do
Festival Brasília do Cinema Brasileiro e do Festival de
Cinema de Recife/2001 - recebeu, em ambos, o Prêmio de
Melhor Ator Coadjuvante); no teatro (A procissão,
texto, direção e atuação; Tartufo,
ou O Impostor, de Molière, dir. José R.
Siqueira; O Macaco Peludo, de Eugene O´Neil, dir.
Celso Frateschi); na televisão (As aventuras de Chico
Norato contra o Boto Vingativo (2001), episódio da
série BRAVA GENTE, dir. Jayme Monjardim); dentre outros
Luiz
Felipe Botelho - Ator,
dramaturgo, programador visual, diretor e roteirista de vídeos,
colunista da vesão on-line do Jornal do Commercio (PE).
Principais obras: Janos Adler (premiado 3º lugar
festival Nacional de Dramaturgia, 1991 - Fundação
Brasileira de Teatro); Menino Minotauro e Reis
Andarilhos (Prêmio Hermilo Borba Filho - FUNDARPE 1991
e 1992); Lembrem-se de Lilith, Coiteiros de Paixões
(selecionado para a II Mostra de Dramaturgia Contemporânea
-SESI/SP). Na FUNDAJ (Massangana Multimídia Produções)
realizou Série 500 Anos; série Portais da
Criação; documentário Crianças
no Furacão, exibido pela TV Câmara.
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17.11
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*
acontecerá no Teatro Hermilo Borba Filho no mesmo horário
Pensando
(e dirigindo) Beckett no Nordeste Hoje
Perspectivas
para um diálogo sobre as possibilidades e estratégias
de encenação no teatro de Beckett hoje.
Palestrante:
Luiz Marfuz - Diretor teatral, Mestre em Comunicação
e Cultura Contemporâneas (UFBA), Doutorando em Artes Cênicas
(UFBA), Jornalista e Professor da Escola de Teatro (UFBA).
Atualmente, desenvolve uma pesquisa sobre a "poética da
destruição no teatro de Samuel Beckett".
Debatedor:
João Denys Araújo Leite - Ator, diretor,
cenógrafo. Mestre em Teoria da Literatura (UFPE). Professor
do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística
(UFPE). Principais obras: A Pedra do Navio; Ecce Homo;
Deus Danado; Flores D'América; Um teatro
da morte (sobre a dramaturgia de Joaquim Cardozo). Encenou Fim
de Jogo e Esperando Godot, de Samuel Beckett.
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18.11
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Literatura
Comparada e Globalização: o compromisso da intuição
fronteiriça
O
papel da literatura e da crítica literária na
contemporaneidade global.
Palestrante:
Roland Walter - Pesquisador, Professor Adjunto do
Departamento de Letras da UFPE e Doutor em Filologia na Johannes
Gutemberg Universität em Mainz, Alemanha. Autor
de dois livros - Magical Realism in Contemporary Chicano
Fiction (Frankfurt:: Vervuert, 1993) e Narrative
Identities: (Inter)Cultural In-Betweenness in the Americas
(New York/Frankfurt: Peter Lang, 2003). Atual coordenador
do Núcleo de Estudos Canadenses na UFPE e do grupo de
Pesquisa "Literatura e cultura multiética dos Estados
Unidos", com o qual organizou em dezembro 2003 o I Seminário
América-Amércias: Cultura, Poder e Identidade.
Debatedor:
Alfredo Cordiviola - Doutor em Letras pela University of
Nottinghan, Inglaterra. Professor do Departamento de Letras
(UFPE). Publicou Uma história do tempo; Antônio
Vieira e os limites da profecia (1998); Richard Burton, a
traveller in Brazil (2001); A Câmara de Ecos;
Ensaios sobre Roland Barthes (org. 2003).
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19.11
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Produção
Contemporânea e Formação de Platéias
Abordagem
das experiências na Escola Livre de Santo André e
formação de público da Prefeitura de São
Paulo.
Palestrante:
Kil Abreu - Pesquisador, crítico e jornalista. Foi
crítico de teatro do jornal Folha de São Paulo.
É membro da APCA (Associação Paulista de
Críticos de Arte) e faz parte do júri do Prêmio
Shell de Teatro. Coordenou o projeto artístico e
pedagógico da Escola Livre de Santo André e
atualmente dirige o Departamento de Teatro da Secretaria Municipal
da Cultura de São Paulo.
Debatedor:
Luís Reis - Mestre em Comunicação
Social, pela Universidade Federal de Pernambuco, com a dissertação
Trupe do Barulho, Vozes Silenciosas (Entre o Teatro e o
mass-média): O processo do subalterno no Recife dos anos
90. Jornalista, ensaísta. Autor do livro-reportagem
Cinderela - A História de Um Sucesso Teatral dos anos
90 e da peça A filha do teatro, vencedora do
Prêmio FUNARTE/2003. Doutorando em Teoria da Literatura
(UFPE).
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