PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS

Fundação Joaquim Nabuco

Instituto de Cultura.

Rua Henrique Dias, 609 - Derby. Fone: 34213266.

PERÍODO: de 12 a 17/11

HORÁRIO: 14h às 18h.

NÚMERO DE VAGAS: máximo de 15 participantes


Exercícios de crítica teatral


INSTRUTOR: KIL ABREU (SP)

Pesquisador, crítico e jornalista. Foi crítico de teatro do jornal Folha de São Paulo, é membro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e faz parte do júri do Prêmio Shell de Teatro. Coordenou o projeto artístico e pedagógico da Escola Livre de Santo André e atualmente dirige o Departamento de Teatro da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo.


A oficina tem como foco a discussão sobre a prática da crítica teatral - sobretudo a jornalística - sua função social, modos, questões e impasses. Para tal, estarão em pauta alguns temas referentes aos métodos de análise do espetáculo e às teorias do teatro contemporâneo.


OBJETIVO: oferecer subsídios teóricos e exercitar, na prática da escrita, a apreciação do espetáculo teatral segundo as especificidades da cena brasileira, no recorte apresentado no Festival Recife.


Fundação Joaquim Nabuco

Instituto de Cultura.

Rua Henrique Dias, 609 - Derby. Fone: 34213266.


PERÍODO: de 13 a 16/11

HORÁRIO: 14h às 18h

NÚMERO DE VAGAS: máximo de 35 participantes


ERUDITO E POPULAR NO TEATRO DO SÉCULO XX - BAKHTIN, SUASSUNA E O TEATRO DE HOJE


INSTRUTORA: ELENA VÁSSINA (SP).

Pós-doutorado no Instituto Estatal de Pesquisa da Arte (Moscou/Rússia), Doutora em Artes Cênicas; Mestre em Letras - Faculdade de Letras da Universidade Estatal de Moscou. É autora de vários ensaios sobre os problemas da linguagem artística das artes cênicas do teatro do século XX, sobre dramaturgia, teatro e cultura do Brasil e da Rússia. Curadora Artística do Festival Internacional de Teatro Tchekhov/Moscou/Rússia (2004/1997). Membro do Conselho Consultivo do Encontro Internacional de Artes Cênicas - ARTICEN (2004/2001). Professora Doutora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.


OBJETIVO:

Através de um breve percurso histórico na cultura universal, definir os dois tipos da produção artística - erudita e popular - e suas principais características estéticas. Analisar os caminhos da aproximação do teatro profissional com a linguagem popular e as conseqüências desse re-encontro do palco moderno com as tradições populares. Traçando as ligações entre as inovações mais significativas da cena contemporânea com as formas da cultura popular, discutir as artes cênicas de hoje.




Workshops


Forte do Brum

Praça Comunidade Luso Brasileira S/N. Fone: 3224.4620


PERÍODO: de 13 a 20/11

Turma 1: das 9 às 13h

Turma 2: das 14 às 18h


NÚMERO DE VAGAS: 20 intérpretes (10 em cada turma); 10 dramaturgos

(5 em cada turma).


O ATOR-NARRADOR


INSTRUTORES:

FRANCISCO MEDEIROS (SP)

Bacharel em Teatro pela Escola de Comunicações e Artes-ECA/Universidade de São Paulo, com especializações em Direção Teatral, Crítica e Dramaturgia. Cursando o Mestrado no Deptº de Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Dirigiu os espetáculos: SUBURBIA, de Eric Bogosian; HAMLET, de William Shakespeare; COMO VENTO, de Luis Alberto de Abreu; ARTAUD, O ESPÍRITO DO TEATRO, de José Rubens Siqueira - Prêmio Molière de Melhor Diretor, Prêmio INACEN de Melhor Espetáculo, Prêmio Governador do Estado de Melhor Espetáculo; PRÊMIO DE TEATRO FÍSICO - Cultura Inglesa de São Paulo; indicação de melhor direção para: o prêmio PANAMCO DE TEATRO JOVEM em 2001, o prêmio SHELL em 2000 e em 2003, dentre outros.


MARCOS DAMIGO (SP)

Ator, pela Escola de Arte Dramática/ECA/USP. Alguns trabalhos no teatro: HAMLET, dir. Francisco Medeiros; SUBURBIA, dir. Francisco Medeiros; CABRA (texto de sua autoria); dentre outros. No cinema: BELLINI E A ESFINGE, de Toni Belloto e Nando Oliva; SONHOS TROPICAIS, de André Sturm. Na TV: professor Miguel, no seriado Sandy & Júnior; novela FASCINAÇÃO (protagonista); VOCÊ DECIDE; dentre outros.


PLÍNIO SOARES (SP)

Ator, formado pela Escola de Arte Dramática/ECA/USP. É publicitário (Escola Superior de Marketing e Propaganda). Alguns trabalhos no teatro: PROVA CONTRÁRIA, dir. Débora Dubois; LÁGRIMA DE VIDRO, dir. Jairo Mattos; ESTAÇÃO PARAÍSO, dir. Francisco Medeiros; BONITA LAMPIÃO, texto e dir. Renata Melo - (indicado para o Prêmio Shell de Melhor Ator); HAMLET, dir. Ulisses Cruz; dentre outros. No cinema atuou em EQUILÍBRIO E GRAÇA, de Carlos Reichenbach; DOMÉSTICAS, de Fernando Meireles; VIVA VOZ, de Paulo Morelli.


OBJETIVO: Propiciar uma troca de experiências entre atores e dramaturgos e os integrantes do Projeto PODE ENTRAR QUE A CASA É SUA, projeto de estudo e pesquisa a respeito do teatro narrativo e do ator-narrador desenvolvido em São Paulo em 2003/2004.





TEATRO APOLO

Rua do Apolo, 121 - Bairro do Recife -

Fone: 2334.1114

PERÍODO: 16 e 17/11

HORÁRIO: das 9 às 13h


NÚMERO DE VAGAS: máximo de 25 intérpretes.



O Trabalho do Ator Contemporâneo - O Corpo no Teatro


Instrutora : Cristiane Paoli Quito

Há vinte anos dedica-se ao teatro, trabalhando como atriz, produtora, iluminadora e diretora. No seu trabalho de direção, a pesquisa de linguagem é tônica principal. Atualmente dirige a Cia. Nova Dança 4, em São Paulo e dirigiu o espetáculo Aldeotas de Gero Camilo, que acaba de receber 04 indicações para o Prêmio Shell 2004 (autor/ator/diretor/iluminação).



OBJETIVO: Propiciar a conscientização cênica, sua expansão e comunicação através do jogo teatral e da respiração, além das codificações de imagens e sensação do corpo no espaço.




Teatro Apolo


PERÍODO: 18 e 19/11

HORÁRIO: Das 9 às 13h


NÚMERO DE VAGAS: máximo de 20 (vinte) pessoas.


O Trabalho do Ator Contemporâneo - Experimentando Beckett II


Instrutor: Luiz Marfuz

Diretor Teatral, Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da UFBA, Doutorando em Artes Cênicas pela UFBA, Jornalista e Professor da Escola de Teatro da UFBA. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a "poética da destruição no teatro de Samuel Beckett".


OBJETIVO: OBJETIVO: A partir de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida sobre a encenação no teatro de Beckett, no Doutorado em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, e da experiência com a encenação dos 'dramatículos' do autor, no espetáculo Comédia do Fim, o professor e diretor teatral Luiz Marfuz desenvolve um workshop sobre o trabalho do ator. Neste encontro, alguns princípios operadores da cena não-ilusionista servirão de guia para um breve diálogo com os atores, dentro de uma perspectiva de contínua investigação sobre a interpretação e a materialidade cênica em montagens de textos do dramaturgo e encenador irlandês.



TEATRO APOLO


PERÍODO: 22 e 23/11

HORÁRIO: das 10 às 14h


NÚMERO DE VAGAS:

Máximo de 20 (vinte) pessoas para o trabalho prático e de 50 (cinqüenta) pessoas mais, que podem acompanhar o workshop.


O Trabalho do Ator Contemporâneo - O Ator-Narrador


Instrutor : Aderbal Freire-Filho

Aderbal Freire-Filho criou espetáculos no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Buenos Aires, Montevidéu, Amsterdã e Madri. A mulher carioca aos 22 anos, de 1990, foi o primeiro espetáculo que chamou de "romance-em-cena". Ganhou os prêmios Molière, Mambembe, Shell, Golfinho de Ouro, entre outros. Publicou Conversaciones con un director de teatro, ed. Banda Oriental, de Montevidéu (edição brasileira, ed. Inacen). Seus últimos espetáculos: Cãocoisa e a coisa homem (texto e direção), Tio Vânia (de Tchecov), Casa de Boneca (de Ibsen) e a ópera Baile de Máscaras (Verdi), no Teatro Municipal, do Rio. Tem em cartaz, neste momento, no Teatro Dulcina, Rio, Dilúvio em tempos de seca, texto de Marcelo Pedreira, com Giulia Gam e Wagner Moura.








PROGRAMAÇÃO - EVENTOS


CICLO DE REFLEXÕES

Identidade e contemporaneidade


Livraria Cultura

Dias 14, 16, 17, 18, 19 e 20 de novembro - sempre das 10 às 13h



14.11


Erudito e Popular no Teatro Contemporâneo

Análise de dois sistemas estéticos diferentes: o de criação erudita e o de criação popular

Palestrante: Elena Vássina - Pós-doutorado no Instituto Estatal de Pesquisa da Arte (Moscou/Rússia), Doutora em Artes Cênicas; Mestre em Letras - Faculdade de Letras da Universidade Estatal de Moscou. É autora de vários ensaios sobre os problemas da linguagem artística das artes cênicas do teatro do século XX, sobre dramaturgia, teatro e cultura do Brasil e da Rússia. Curadora Artística do Festival Internacional de Teatro Tchekhov/Moscou/Rússia (2004/1997). Membro do Conselho Consultivo do Encontro Internacional de Artes Cênicas - ARTICEN (2004/2001). Professora Doutora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.


Debatedora: Maria da Piedade Sá - Mestra em Filologia Românica na Universidad Complutense de Madrid (Espanha), Doutora em Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo - USP. Professora do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Letras da UFPE.




15.11

A Novíssima Dramaturgia*

Panorama da dramaturgia brasileira da última década, do ponto de vista de suas principais tendências.

Palestrante: Silvana Garcia - Pesquisadora e dramaturgista; doutora em Artes Cênicas; professora de Teoria do Teatro da Escola de Arte Dramática, e professora-orientadora no programa de Pós-Graduação do Departamento de Artes Cênicas (Escola de Comunicações e Artes/Universidade de São Paulo); diretora da Divisão de Pesquisas - Idart, do Centro Cultural São Paulo.



Debatedores:


Newton Moreno - Mestre pela USP. Bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp. É autor das peças: "Deus sabia de tudo e não fez nada", "Dentro" (que participou da Mostra da Dramaturgia Contemporânea do SESI em 2002), "A cicatriz é a flor", "Agreste" (indicado ao Prêmio Shell de Melhor Autor 2004). Recebeu Bolsa Vitae de Artes (2003) para adaptação teatral do livro "Assombrações do Recife Velho", de Gilberto Freyre. Atualmente integra o elenco da peça "A mulher do trem", dirigida por Fernando Neves com o grupo Os Fofos (Prêmio de Melhor Ator do Festival de Teatro de São José dos Campos em 2003).


Gero Camilo - Ator e Poeta-Dramaturgo (Escola de Arte Dramática - USP). Autor de A Macaúba da Terra, A procissão, Aldeotas. Como ator, trabalhou no Cinema (Carandirú, dir. Hector Babenco; Bicho de sete cabeças, dir. Laís Bodanzky - Vencedor do Festival Brasília do Cinema Brasileiro e do Festival de Cinema de Recife/2001 - recebeu, em ambos, o Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante); no teatro (A procissão, texto, direção e atuação; Tartufo, ou O Impostor, de Molière, dir. José R. Siqueira; O Macaco Peludo, de Eugene O´Neil, dir. Celso Frateschi); na televisão (As aventuras de Chico Norato contra o Boto Vingativo (2001), episódio da série BRAVA GENTE, dir. Jayme Monjardim); dentre outros


Luiz Felipe Botelho - Ator, dramaturgo, programador visual, diretor e roteirista de vídeos, colunista da vesão on-line do Jornal do Commercio (PE). Principais obras: Janos Adler (premiado 3º lugar festival Nacional de Dramaturgia, 1991 - Fundação Brasileira de Teatro); Menino Minotauro e Reis Andarilhos (Prêmio Hermilo Borba Filho - FUNDARPE 1991 e 1992); Lembrem-se de Lilith, Coiteiros de Paixões (selecionado para a II Mostra de Dramaturgia Contemporânea­ -SESI/SP). Na FUNDAJ (Massangana Multimídia Produções) realizou Série 500 Anos; série Portais da Criação; documentário Crianças no Furacão, exibido pela TV Câmara.


17.11


* acontecerá no Teatro Hermilo Borba Filho no mesmo horário



Pensando (e dirigindo) Beckett no Nordeste Hoje

Perspectivas para um diálogo sobre as possibilidades e estratégias de encenação no teatro de Beckett hoje.


Palestrante: Luiz Marfuz - Diretor teatral, Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), Doutorando em Artes Cênicas (UFBA), Jornalista e Professor da Escola de Teatro (UFBA). Atualmente, desenvolve uma pesquisa sobre a "poética da destruição no teatro de Samuel Beckett".


Debatedor: João Denys Araújo Leite - Ator, diretor, cenógrafo. Mestre em Teoria da Literatura (UFPE). Professor do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística (UFPE). Principais obras: A Pedra do Navio; Ecce Homo; Deus Danado; Flores D'América; Um teatro da morte (sobre a dramaturgia de Joaquim Cardozo). Encenou Fim de Jogo e Esperando Godot, de Samuel Beckett.





18.11


Literatura Comparada e Globalização: o compromisso da intuição fronteiriça

O papel da literatura e da crítica literária na contemporaneidade global.


Palestrante: Roland Walter - Pesquisador, Professor Adjunto do Departamento de Letras da UFPE e Doutor em Filologia na Johannes Gutemberg Universität em Mainz, Alemanha. Autor de dois livros - Magical Realism in Contemporary Chicano Fiction (Frankfurt:: Vervuert, 1993) e Narrative Identities: (Inter)Cultural In-Betweenness in the Americas (New York/Frankfurt: Peter Lang, 2003). Atual coordenador do Núcleo de Estudos Canadenses na UFPE e do grupo de Pesquisa "Literatura e cultura multiética dos Estados Unidos", com o qual organizou em dezembro 2003 o I Seminário América-Amércias: Cultura, Poder e Identidade.


Debatedor: Alfredo Cordiviola - Doutor em Letras pela University of Nottinghan, Inglaterra. Professor do Departamento de Letras (UFPE). Publicou Uma história do tempo; Antônio Vieira e os limites da profecia (1998); Richard Burton, a traveller in Brazil (2001); A Câmara de Ecos; Ensaios sobre Roland Barthes (org. 2003).



19.11


Produção Contemporânea e Formação de Platéias

Abordagem das experiências na Escola Livre de Santo André e formação de público da Prefeitura de São Paulo.


Palestrante: Kil Abreu - Pesquisador, crítico e jornalista. Foi crítico de teatro do jornal Folha de São Paulo. É membro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e faz parte do júri do Prêmio Shell de Teatro. Coordenou o projeto artístico e pedagógico da Escola Livre de Santo André e atualmente dirige o Departamento de Teatro da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo.





Debatedor: Luís Reis - Mestre em Comunicação Social, pela Universidade Federal de Pernambuco, com a dissertação Trupe do Barulho, Vozes Silenciosas (Entre o Teatro e o mass-média): O processo do subalterno no Recife dos anos 90. Jornalista, ensaísta. Autor do livro-reportagem Cinderela - A História de Um Sucesso Teatral dos anos 90 e da peça A filha do teatro, vencedora do Prêmio FUNARTE/2003. Doutorando em Teoria da Literatura (UFPE).





Entre em contato:
cultura@recife.pe.gov.br


Patrocínio



Co-Patrocínio



Apoio Institucional